Titulo Estágio
Automatic Evaluation of Visualisations
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Enquadramento
A enorme quantidade de dados gerados pela Internet e pela tecnologia do dia-a-dia exige técnicas de visualização para sua análise. Diferentes técnicas de visualização dependem do conteúdo dos dados, e o uso inadequado pode levar a interpretações erradas. Técnicas automáticas de visualização, uma subárea da visualização de informação, aplicam regras para mapear dados aos elementos gráficos, escolhendo ou ajustando o modelo de visualização conforme necessário. O maior desafio é garantir a adequação e eficácia dos modelos escolhidos por algoritmos computacionais, crucial para a validação no pipeline de visualização.
A avaliação automática de visualizações envolve o uso de algoritmos para validar e garantir a eficácia das representações gráficas de dados. Esse processo automatizado verifica se a visualização escolhida é adequada para o tipo de dados e contexto, utilizando critérios como clareza, precisão e facilidade de interpretação. Da mesma maneira que modelos de aprendizagem computacional mostram ser eficazes em tarefas de avaliação de imagens em várias tarefas e sub-domínios, pretende-se explorar a sua aplicação no contexto da avaliação de visualizações.
Objetivo
Explorar abordagens existentes de avaliação automática para visualização de informação e propor uma framework para avaliação automática de visualizações com base em aprendizagem computacional.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Levantamento do estado da arte em avaliação automática para visualizações
- Levantamento de abordagens estado da arte para classificação de imagem através de abordagens de aprendizagem computacional
- Proposta de framework
– Escrita de relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
– Implementação de framework
- Testes comparativos com abordagens do estado da arte.
- Refinamento do sistema;
– Escrita do relatório final.
Condições
Este trabalho será realizado nos grupos de investigação Cognitive and Media Systems (CMS/CISUC) e bio-inspired Artificial Intelligence (bAI/CISUC). Serão disponibilizados recursos computacionais para a execução do plano de trabalhos.
Existe a possibilidade bolsa de investigação para Licenciado de pelo menos 3 meses, renovável por igual período mediante acordo entre o orientador e o/a aluno/a. A bolsa seguirá as diretrizes das bolsas mensais da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Orientador
João Correia / Penousal Machado
jncor@dei.uc.pt 📩