Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 09:23:24 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de arquitetura e protótipo para um sistema de informação de apoio ao bem-estar animal

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

O pastoreio extensivo é essencial para a conservação da natureza, preservando hábitos culturais e contribuindo para o bem-estar animal. Neste contexto, a alimentação animal é baseada exclusivamente em vegetação tradicional da região e contribui ainda para a limpeza das florestas. Porém, existem riscos para o estado nutricional dos animais, devido à ingestão de menos calorias.

As tecnologias de informação podem dar uma resposta ao problema da nutrição animal em pastoreio extensivo em duas vertentes essenciais: primeiro, recorrendo a uma aplicação móvel para a recolha de dados georeferenciados que permitam identificar as espécies vegetais existentes; segundo, através do cálculo nutricional estimado no movimento dos animais e tempo de permanência em certos locais, para avaliar se a alimentação em pastoreio extensivo está a ser correta ou se são recomendados suplementos alimentares ou ainda a mudança do local de pastoreio.

Esta proposta de estágio centra-se na segunda vertente, mais especificamente num sistema de informação para a gestão dos dados recolhidos por sensores georreferenciados.

Objetivo

Os principais objetivos desta dissertação são:

1) Estudar as oportunidades da agricultura 4.0 e propor uma arquitetura para explorar dados georefereciados de sensores, que contribuam para o bem-estar animal. Isto inclui a identificação das espécies vegetais existentes nos locais de pastoreio e a avaliação da qualidade do solo, que tem implicações, por exemplo, na qualidade do leite produzido.
(2) Desenvolver um protótipo para a gestão dos dados recolhidos por sensores georreferenciados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Revisão da literatura sobre agricultura 4.0, aplicações informáticas para apoio ao pastoreio, sistemas de informação geográfica, qualidade do solo e o impacto na qualidade do leite produzido;
- Elaboração dos requisitos para o sistema a desenvolver, incluindo a seleção de tecnologias;
- Escrita do relatório intermédio.

Pretende-se que no final do 1º semestre o/a aluno/a obtenha conhecimentos de transformação digital em áreas mais tradicionais da economia e de exploração de dados georeferenciados para apoio à decisão.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento de um protótipo de sistema de informação para apoio à nutrição em pastoreio extensivo, com base nos requisitos e tecnologias identificados;
- Avaliação da aplicabilidade da solução junto dos stakeholders;
- Escrita da dissertação e de um artigo científico.

Condições

O/A estudante será integrado no grupo de Sistemas de Informação do CISUC, com acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários para realização do trabalho.

Orientadores:

- Prof. Jacinto Estima
- Prof. João Barata

Observações

O desenvolvimento deste trabalho será baseado em datasets públicos, nomeadamente num dataset com padrões de pastoreio de 87 animais, disponível aqui (https://www.movebank.org/cms/webapp?gwt_fragment=page%3Dstudies%2Cpath%3Dstudy3088763011), e num segundo dataset com leituras de sensores, disponível aqui (https://discover.data.vic.gov.au/dataset/soil-sensor-readings-historical-data). Paralelamente, será explorada a possibilidade de incluir dados de pastoreio da região da Serra da Estrela.

Orientador

Jacinto Estima; João Barata
estima@dei.uc.pt 📩