Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 09:30:32 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicação móvel para apoio ao bem-estar animal com sistemas de informação geográfica

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

O pastoreio extensivo é essencial para a conservação da natureza, preservando hábitos culturais e contribuindo para o bem-estar animal. Neste contexto, a alimentação animal é baseada exclusivamente em vegetação tradicional da região e contribui ainda para a limpeza das florestas. Porém, existem riscos para o estado nutricional dos animais, devido à ingestão de menos calorias.

As tecnologias de informação podem dar uma resposta ao problema da nutrição animal em pastoreio extensivo em duas vertentes essenciais: primeiro, recorrendo a uma aplicação móvel para a recolha de dados georeferenciados que permitam identificar as espécies vegetais existentes; segundo, através do cálculo nutricional estimado no movimento dos animais e tempo de permanência em certos locais, para avaliar se a alimentação em pastoreio extensivo está a ser correta ou se são recomendados suplementos alimentares ou ainda a mudança do local de pastoreio.

Esta proposta de estágio centra-se na primeira vertente, mais especificamente no desenho e desenvolvimento de uma aplicação móvel para recolha de dados georreferenciados enviados por pastores, assim como a sua integração com o sistema de informação que gere todos os dados recolhidos.

Objetivo

Os principais objetivos desta dissertação são:

1) Estudar as oportunidades da agricultura 4.0 e propor uma arquitetura para explorar dados georefereciados que contribuam para o bem-estar animal, incluindo a identificação das espécies vegetais existentes nos locais de pastoreio;

2) Criar um protótipo de uma aplicação móvel para recolha de dados georreferenciados, partilhados por pastores, sobre espécies vegetais existentes nos diferentes locais de pastoreio. Estes dados serão posteriormente integrados no sistema de informação para uma gestão centralizada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Revisão da literatura sobre agricultura 4.0, aplicações informáticas para apoio ao pastoreio, sistemas de informação geográfica, identificação automática de plantas;

2) Elaboração dos requisitos para o sistema a desenvolver, incluindo a seleção de tecnologias;

3) Escrita do relatório intermédio.

Pretende-se que no final do 1º semestre o/a aluno/a obtenha conhecimentos de transformação digital em áreas mais tradicionais da economia e de exploração de dados georeferenciados para apoio à decisão.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4) Criação de um protótipo de aplicação mobile para apoio à identificação das espécies vegetais (pelos pastores) que estão a ser consumidas pelos animais, com base nos requisitos e tecnologias identificados;

5) avaliação da aplicabilidade da solução móvel junto dos stakeholders;

6) Escrita da dissertação e de um artigo científico.

Condições

O/A estudante será integrado no grupo de Sistemas de Informação do CISUC, com acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários para realização do trabalho.

Orientadores:

- Prof. Jacinto Estima
- Prof. João Barata

Observações

Para o desenvolvimento e avaliação deste trabalho, se necessário, poderá ser usado o seguinte dataset público (https://www.gbif.org/dataset/c671d43f-7fb9-4b5a-a964-630bfbf47dd2) composto por 843 registos de plantas.

Orientador

Jacinto Estima; João Barata
estima@dei.uc.pt 📩