Titulo Estágio
Sistema de informação de investigação Interdisciplinar na Saúde dos Migrantes
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e DEI
Enquadramento
A Faculdade de Medicina é uma Unidade Orgânica de ensino clínico e investigação, que promove a interação entre diferentes áreas do conhecimento na formação de equipas, capacitando a afirmação dos seus objetivos. O progresso científico, nos nossos dias, contempla equipas multidisciplinares, que intersetam as áreas das Ciências, da Saúde e da Engenharia e Tecnologias, sendo a FMUC o local privilegiado para a exploração deste potencial de comunicação, numa colaboração que se estende a nível nacional e internacional.
Na perspetiva do desenvolvimento de uma investigação interdisciplinar que mitiga os desafios centrados no indivíduo, integrado no contexto bio-psico-social, a FMUC está integrada com o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no Centro Académico e Clínico de Coimbra (CACC). Na perspetiva da disseminação e integração do conhecimento clínico e académico, à escala global, a FMUC é membro da M8Alliance, que representa as academias nacionais de medicina e ciência em mais de 100 países.
A FMUC é parceira de instituições de financiamento da investigação científica que consideram como estratégico o apoio a programas e projetos interdisciplinares, com inclusão de grandes equipas e múltiplas competências, na resolução de problemas novos complexos.
A presente proposta integra-se numa abordagem metodológica teórico-conceptual na recolocação do indivíduo migrante no posto de trabalho, após a sua sinalização e antecedendo a sua distribuição, como elemento ativo do Estado Económico, no país de acolhimento. Promove a partilha equitativa de responsabilidades entre os Estados-Membros, na Europa. A identificação de uma profissão é um pressuposto de inclusão do migrante e um dos objetivos do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Objetivo
O principal objetivo deste estágio passa por modelar os processos de negócio relacionados com a movimentação de pessoas migrantes dentro do espaço europeu, do ponto de vista do mercado de trabalho, e identificar possibilidades de automatização inteligente com recurso a IA/ML.
Estes processos deverão incluir a tipificação dos postos de trabalho de acordo coma condição prévia do migrante no país de origem, considerando as suas habilitações, capacidades e competências individuais, eventualmente alteradas pelas circunstâncias que o levam a abandonar o país. O processo desenvolve-se à luz dos pressupostos médico-legais de avaliação do dano na pessoa, após o trauma, como os causados por conflitos armados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O plano de trabalhos a desenvolver no 1º semestre é o seguinte:
1º. Contextualizar o potencial da proposta, a nível nacional e internacional (Análise do Estado da arte) e identificação dos problemas.
2º. Descobrir os processos de negócio envolvidos no problema (e.g., atividades, fluxos de dados e informação, atores e respetivas responsabilidades, etc.).
3º. Modelar os processos de negócio com BPMN 2.0 e validar junto dos stakeholders.
4º. Escrita de Relatório intermédio de estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
O plano de trabalhos a desenvolver no 2º semestre é o seguinte:
5º. Executar os processos de negócio com um motor de BMPN (e.g., camunda, bizagi, etc.) e simular alguns casos distintos. Avaliar os resultado.
6º. Identificar possibilidades de automatização de atividades com recurso a IA/ML e construir datasets para o treino desses modelos.
7º. Elicitar requisitos de um sistema que resolva o problema identificado e que se baseie nos processos de negócio validados.
8º. Elaboração de documentação (manuais de utilizador, manuais técnicos).
9º.Escrita de Relatório final de estágio.
Condições
Desenvolvimento de uma solução com grande potencial para as instituições associadas à atividade de Migração (FAMI e Cruz Vermelha Portuguesa) responsáveis pela sinalização, distribuição e inclusão do migrante no espaço europeu. Esta proposta é promotora do suporte à I&D na UC, nomeadamente nas unidades orgânicas envolvidas expressando a sua harmonização e interligação. Dependendo do perfil dos candidatos, o plano de trabalhos poderá sofrer alterações, sob a responsabilidade dos seus orientadores.
Seleção: Mérito do Aluno (Média das Unidades Curriculares + Análise de CV).
Observações
Supervisão partilhada entre os Professores Paulo Rupino da Cunha e Jacinto Estima do Departamento de Engenharia Informática e Ana Corte-Real da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Orientador
Ana Teresa de Carvalho Martins Corte-Real Gonçalves
atgoncalves@fmed.uc.pt 📩