Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 09:40:55 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Integração de Mini-App de Voz com Sistema de UCaaS

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

Os serviços dos operadores de telecomunicações móveis estão sujeitos a cada vez mais concorrência. Eram tradicionalmente as únicas opções para chamadas de voz, serviços de mensagens e dados em mobilidade, mas hoje, com ofertas de pacotes de dados ilimitados e serviços de mensagens grátis (denominados por OTT), passaram a ter menor rentabilidade.

As chamadas de voz móvel, apesar de também serem um serviço utilitário sujeito a pacotes ilimitados, ainda são usadas como canal primário de comunicação, em especial quando um consumidor contacta ou é contactado por um negócio. É por isso muito relevante para os operadores de comunicação inovar para proteger esse canal.

A WIT está a trabalhar na evolução de serviços de voz para operadores de telecomunicações, em concreto na introdução do conceito de NewCalling.
Este conceito define uma experiência na qual um utilizador pode interagir visualmente com uma app que é carregada em tempo-real no telemóvel (denominada “Mini-App”). Esta experiência está a ser definida em conjunto com outros fornecedores de equipamento de rede, fornecedores de telemóveis e operadores de telecomunicação através dos grupos de standards GSMA e 3GPP.

A definição da plataforma de desenvolvimento para Mini-Apps de voz está a ser evoluída dentro de um grupo da GSMA, nas normas NG.129, NG.134 e TS.66, do qual a WIT faz parte e no qual está a trabalhar ativamente.

O sucesso desta adoção desta tecnologia está dependente do aumento de eficiência que vai trazer às empresas. Para tal, é necessário criar casos-de-uso que estejam integrados com os processos das empresas. Quando um cliente liga para uma empresa, o empregado da empresa tem de conseguir enviar conteúdo visual e interativo que esteja relacionado com o contexto da chamada. Muitas empresas usam sistemas evoluídos de gestão de chamadas que integram as chamadas de telemóveis com telefones fixos e aplicações Desktop – Esses sistemas de comunicação têm o nome “Unified Communications” e quando estão alojados em sistemas cloud denominam-se “Unified Communication-as-a-Service” (UCaaS). É, portanto, um passo lógico integrar sistemas de de UCaaS com a experiência NewCalling.

Este estágio consiste na investigação e prototipagem da integração das plataformas de Unified Communication mais utilizadas no mercado com a experiência de NewCalling.

Sobre a WIT:
A WIT tem 20 anos de experiência na área das telecomunicações e é uma empresa francamente exportadora. Prova disso é o facto do software que desenvolve já ter sido exportado para 40 países. Todos estes projectos foram desenvolvidos com uma metodologia muito forte de software, sempre com requisitos de alta-disponibilidade, segurança, performance, escalabilidade e especial cuidado com a user-experience. A empresa conta com os seguintes clientes: Grupo Vodafone, Deutsche Telekom, NTT DoCoMo, KDDI, Softbank, AT&T, Verizon, Safaricom, Vodacom, Unitel, entre outros. Na WIT somos Groundbreakers e procuramos, todos os dias, desafiar o status quo fazendo mais e diferente, sempre com o objectivo de sermos cada vez melhores. Descobre aqui se também tu podes ser um groundbreaker: [url=https://www.youtube.com/watch?v=Mt9sCqvJx9U]https://www.youtube.com/watch?v=Mt9sCqvJx9U[/url]

Objetivo

O objetivo do estágio consiste na investigação das possibilidades de extensibilidade de aplicações integradas com os sistemas de Unified Communications na Cloud mais prevalentes no mercado e subsequente implementação de protótipos que exemplifiquem essa experiência de integração.

Através de informação de documentos de “research” de mercado de Unified Communications, bem como informação do conhecido “quadrante Gartner” para inovação, é possível perceber que os sistemas mais usados mundialmente são Microsoft Teams Phone, Zoom Phone, RingCentral Business Phone System e Cisco WebEx Calling.

O trabalho desenvolvido deverá começar por comparar as capacidades de integração com cada um dos sistemas, tanto ao nível de aplicações Desktop, Mobile ou integração de chamadas Server-to-Server. Durante o estágio deverá ser considerada a re-utilização de sistemas lógicos que façam sentido de forma a optimizar futuro desenvolvimento com bibliotecas comuns.

Durante o estágio, espera-se que sejam desenvolvidas 3 integração, as quais tipicamente são conseguidas através da implementação usando conteúdo web/javascript embebido em cada um dos sistemas UC, utilizando os seus APIs específicos e métodos de instalação pelos seus “marketplaces”.

Como demonstrador final da integração, deverá ser feita a implementação de pelo menos 2 Mini-Apps que tenham conteúdo interativo, com o qual o funcionário da empresa pode interagir e mostrar esse conteúdo no terminal.

Todo o trabalho de investigação e prototipagem deverá estar alinhado com os standards que estão a ser definidos pelo GSMA, de forma a garantir que o conteúdo é enviado correctamente para o smartphone durante a chamada de voz.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Levantamento do estado da arte;
• Estudo das plataformas de Unified Communications na Cloud, as suas capacidades de integração e ambientes de desenvolvimento.
• Estudo das funcionalidades de implementação de Mini-Apps de Voz segundo o standard GMA TS.66.
• Análise de requisitos funcionais;
• Discussão de requisitos de implementação de User-Interface para aplicações de demonstração
• Elaboração do plano de desenvolvimento;
• Prototipagem de um sistema de intercepção de chamadas (incoming/outgoing) em pelo menos duas plataformas de UC.
• Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
• Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Implementação ou integração com servidor backend para 2 business cases verticais de mini-apps, como por exemplo um sistema de reservas e um sistema de suporte com menus em tempo-real.
• Definição de APIs e fluxos comuns para interface para ser usado com plugins em cada plataforma de UC.
• Implementação de biblioteca de comunicação comum, para rendering de experiência no lado da empresa.
• Implementaçao do front-end final para 3 plataformas seleccionadas durante o estágio (e.g. MS Teams, Zoom Phone e Cisco WebEx Phone), integrado com a experiência de chamada de cada sistema.
• Preparação do protótipo para demonstrações;
• Testes funcionais;
• Testes de usabilidade;
• Avaliação de requisitos não funcionais;
• Documentação final de estágio.

Condições

• O estágio será remunerado com uma bolsa mensal. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber a bolsa correspondente. O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro, sendo o regime híbrido, com o número de dias presenciais a definir posteriormente.
• O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. Para além disso, o aluno terá ainda acesso às formações da WIT Academy e às actividades e eventos que decorrerem durante o seu estágio.
• Espera-se que no final deste estágio, o aluno tenha adquirido conhecimentos sobre técnicas de desenvolvimento de aplicações distribuídas, de sistemas de gestão de contactos com clientes, conhecimentos básicos de sinalização de chamadas e conhecimento do processo de especificação de standards de telecomunicação.
• No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo a expectativa é de que o estagiário seja convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

• O acompanhamento ao longo do estágio será feito não apenas pelo orientador, mas também por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade.
• Toda a documentação de projecto será preferencialmente em inglês.
• Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.

Orientador

Jorge Sousa
jorge.sousa@wit-software.com 📩