Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 09:39:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Internet das Coisas Aplicada a Sistemas Alimentares: Estudo de caso Cogumelos do ‘Prado ao Prato’

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

CNC-UC Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra; DEI-FCTUC–Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’: Do Tratamento de Doenças do Metabolismo a Dieta Saudável Sustentável a partir da Valorização de Recursos Agro-florestais, do CNC-UC/CIBB, é financiado pelo PRR (ID PRR-C05-i03-I-000160), e envolve 9 parceiros. Uma das componentes do projeto incide na criação e desenvolvimento de cadeia de valor integrada associada à produção de substratos e cogumelos, o que inclui o desenvolvimento de software capaz de integrar diferentes atores e informação integrada de parâmetros de produção e sua articulação em termos de mercado. A equipa é interdisciplinar com atuação nas áreas da micologia, ciências agrárias e florestais, biomedicna.

Objetivo

Com este estágio, pretende-se que o/a estudante colabore com a equipa do projeto na criação e desenvolvimento de software aplicado a sistemas alimentares, com o objetivo de desenvolvimento de cadeia de valor integrada associada à produção de substratos e cogumelos, que reflita rastreabilidade (blockchain) desde a origem dos substratos aos produtos subsequentes, substratos, cogumelos, seus subprodutos.

Os dados são produzidos pelos parceiros do projeto - produtores de substratos quantidades, tipologias de substrato, lotes de produção, origem dos substratos; pelos produtores de cogumelos: quantidades globais por lote, aproveitamento para venda emfresco, para processamento, desperdício e respetivos lotes, depois deverá ter a custodia até ao vendedor.

Espera-se que o software/ análise de dados/ conteúdos digitais possam: a) promover a operacionalidade de cadeias de valor integradas aplicadas a sistemas alimentares, com incorporação de rastreabilidade (blockchain).

É objetivo que o/a estudante adquira competências críticas de planeamento, produção e avaliação de eficiência e eficácia de recursos digitais. Também se pretende que o/a estudante adquira competências de investigação nas áreas tecnológicas do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 – Revisão da bibliografia e estado da arte;
Fase 2 – Elaboração do plano que servirá de base ao software/ análise e visualização de dados no âmbito cogumelos do ‘prado ao prato’;
Fase 3 – Criação de protótipo a partir do trabalho colaborativo com os membros da equipa;
Fase 4 – Elaboração do projeto de tese.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 – Criação software/ análise e visualização de dados
Fase 6 – Avaliação da eficácia dos recursos digitais produzidos (com recurso a metodologias qualitativas / quantitativas)
Fase 7 – Escrita da dissertação.

Condições

O estágio será realizado nas instalações do CNC-UC, no DEI-FCTUC e em locais onde decorrerão as atividades do projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’.

Orientador

Anabela Marisa Azul
amjrazul@ci.uc.pt 📩