Titulo Estágio
Desenvolvimento de sistema de informação em low code para dor aguda e cronica
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
ULS COIMBRA
Enquadramento
A ULS Coimbra, que inclui o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, dispõe de sistemas de informação clínicos digitais disponibilizados pelo ministério da saúde. É necessário desenvolvimento de sistemas de informação complementares que permitam o registo estruturado da informação, customizados para áreas clínicas específicas, bem como extração e analise desta informação.
Este estagio enquadra-se no desenvolvimento de aplicação em power apps (low code) para a dor aguda e cronica, aplicação que permite aos profisssionais de saude registarem e fazerem o seguimento dos pacientes.
Objetivo
Pretende-se uma aplicação que permitira o seguimento do paciente na dor aguda e cronica. Seguir-se-a o percurso normal de desenvolvimento de software, com levantamento de requisitos, desenho da aplicação, desenvolvimento e testes.
Numa fase inicial o estagiario tera acesso a dados exemplo e no final usara dados clinicos anonimizados para testes.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
O plano de trabalho será constituído por estudo de soluções, desenvolvimento e/ou acompanhamento de implementação e configuração destes sistemas em ambiente hospitalar.
FASE 1 – Estudo dos sistemas hospitalares. Levantamento das necessidades funcionais da dor cronica. Elaboração dos requisitos. Aprendizagem de power apps (Out-Nov)
FASE 2 – Desenho da aplicação: mockups e detalhes.
Elaboração de relatório intermédio da tese, e defesa (Nov-Jan)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
FASE 3 – Desenvolvimento de implementação e configuração piloto. Integração com as soluções existentes no hospital, sempre que possível usando HL7 e a plataforma de Ensemble existente no CHUC.(Fev-Maio)
FASE 4 – Fase de testes dos pilotos. Se enquadrável, apoio na entrada em produção da nova solução; Promoção, divulgação e acompanhamento dos utilizadores na sua utilização.(Mar-Maio)
* Elaboração de relatório final/ da tese, e defesa (Fev-Jun)
Condições
Será realizada uma entrevista com cada candidato. Solicita-se ao candidato que contacte para os e-mails indicados acima para fim de marcação da entrevista.
Não se assegura remuneração à partida. Porém será posta à consideração da administração a possibilidade de um prémio ou remuneração algures no segundo semestre.
Observações
Rui Gomes, Diretor Sistemas Informação, rui.gomes@chuc.min-saude.pt
Margarida Marques, Coord. Sistemas Clínicos, margaridamarques@chuc.min-saude.pt
Orientador da tese curricular na Universidade: Pedro Furtado, pnf@dei.uc.pt
Orientador
Rui Gomes
rui.gomes@ulscoimbra.min-saude.pt 📩