Titulo Estágio
Visualizador de vídeo 360º com simulação de movimento
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
A rápida evolução das tecnologias de realidade virtual e o crescente interesse por conteúdos imersivos têm impulsionado o desenvolvimento de novas ferramentas que enriqueçam a experiência do utilizador em ambientes virtuais. Entre essas inovações, a visualização de vídeos 360 graus destaca-se por oferecer, através de vídeo, uma perspectiva envolvente, onde o utilizador tem a liberdade de explorar visualmente todo o ambiente ao seu redor.
No entanto, a visualização de vídeos 360 continua apenas a tirar partido da visão e da audição, ignorando outros sentidos. Este projecto propõe o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora de visualização de vídeos 360, que integra simulação de movimento realista, visando superar as limitações existentes e proporcionar uma experiência de visualização mais rica e envolvente.
Este trabalho não só contribuirá para o campo da realidade virtual, mas também abrirá novas possibilidades para aplicações em educação, entretenimento e treinamento profissional, onde a imersão e a interatividade são fundamentais.
Objetivo
Desenvolver uma ferramenta de visualização de vídeos 360º com ligação a simulador de movimento [1]. A ferramenta deverá ser capaz de usar dados de telemetria do vídeo 360º para controlar o simulador de movimento (pitch, roll, yaw).
Pretende-se também efectuar uma avaliação comparativa da experiência de uso do sistema com diferentes abordagens de geração de movimento (e.g., sem movimento, apenas 1 eixo, 2 eixos, 3 eixos), avaliando a experiência de uso e métricas objectivas como “eye gaze”.
Pode-se também ponderar a incorporação de sensações hápticas através de fato [2].
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Revisão Bibliográfica e Estudo Teórico
- Realizar uma revisão abrangente da literatura sobre visualização de vídeos 360º, realidade virtual, simulação de movimento, e tecnologias hápticas.
- Estudar os princípios básicos de telemetria de vídeo e mecanismos de simulação de movimento (pitch, roll, yaw).
2. Definição de Requisitos e Especificações Técnicas
- Definir os requisitos funcionais e não funcionais da ferramenta.
- Especificar as tecnologias e ferramentas necessárias (hardware e software).
3. Desenvolvimento Inicial e Prototipagem
- Desenvolver um protótipo inicial que possa integrar a visualização de vídeo 360º com controles básicos de movimento.
- Implementar a interface de usuário para interação básica.
4. Primeiros Testes
- Realizar testes iniciais para avaliar a funcionalidade do protótipo.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
5. Desenvolvimento e Integração Avançada
- Integrar completamente a simulação de movimento utilizando dados de telemetria do vídeo.
- Desenvolver e integrar algoritmos para simulação de movimento em 1, 2 e 3 eixos.
6. Implementação de Sensações Hápticas
- Estudar e implementar soluções para incorporação de sensações hápticas, possivelmente através de um fato háptico, para enriquecer a experiência imersiva.
7. Avaliação Comparativa
- Elaborar um plano de testes detalhado para avaliar a experiência de uso do sistema com e sem movimento, e com diferentes configurações de eixos de movimento.
- Realizar a avaliação comparativa, coletando dados qualitativos e quantitativos.
8. Ajustes Finais e Validação
- Analisar os resultados dos testes e fazer ajustes finais no software e na integração do hardware.
- Validar o sistema completo com um grupo maior de utilizadores para garantir robustez e usabilidade.
9. Documentação e Preparação da Defesa
- Preparar a documentação detalhada de todo o projeto, incluindo desenvolvimento técnico, testes e avaliações.
- Preparar a apresentação para a defesa do projeto de mestrado.
- Escrever artigo científico
Condições
Acesso ao VRLab e equipamento RV (ocúlos RV- HTV Vive ou Quest 2/3, simulador de movimento [1])
Observações
Referências
[1] https://www.yawvr.com
[2] https://www.bhaptics.com/
Orientador
Jorge C. S. Cardoso
jorgecardoso@dei.uc.pt 📩