Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 09:37:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Identificação, Autenticação e Autorização em Plataforma SaaS

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Via do Conhecimento, Edificio Principal, Ilhavo

Enquadramento

Com o desenvolvimento de novas tecnologias e frameworks, as soluções para Identificar, Autenticar e Autorizar (IAA) utilizadores em serviços Web também se multiplicaram, permitindo níveis de segurança superiores e mais convenientes (para o utilizador e administradores/desenvolvedores) para estes serviços Web. O problema a ser abordado neste estágio é a pesquisa, selecção e implementação em ambiente de teste de uma solução (ou conjunto de soluções) que permita operações de IAA na plataforma SCUBIC de forma segura e conveniente.

Objetivo

O objetivo deste estágio é pesquisar e implementar uma (ou conjunto de) solução robusta, escalável e, acima de tudo, segura capaz de realizar IAA numa plataforma SaaS de teste, baseada na plataforma SCUBIC em produção. Com esta(s) solução(ões) pretendemos aumentar a segurança da nossa plataforma, integrando-a(s) nos nossos processos de desenvolvimento existentes, de forma a facilitar a adoção por parte da equipa técnica. Por motivos de segurança, este estágio não tem como objectivo o desenvolvimento de soluções, mas sim o uso de soluções pré-existentes, conhecidas, testadas e vetadas por comunidades de segurança a nível mundial.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O estagiário estará envolvido numa série de tarefas essênciais para alcançar os objetivos definidos:
1. Levantamento de Requisitos (primários e secundários) junto dos Stakeholders;
2. Pesquisa e Desenvolvimento de solução (ou conjunto de soluções):
Conforme os requisitos do ponto 1, o estagiário irá experimentar, testar e desenvolver uma implementação de IAA numa cópia local da plataforma SCUBIC.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3. Teste e validação da(s) solução(ões) numa cópia local da plataforma SCUBIC.
4. Implementação da(s) solução(ões) num ambiente de teste remoto, semelhante ao ambiente de staging e de produção, para validação da transportabilidade da(s) solução(ões) para um ambiente de produção.
5. Teste e validação da(s) solução(ões) no ambiente de teste remoto
6. Documentação e disseminação: O estagiário será responsável por documentar adequadamente todo o processo de desenvolvimento juntamente com a preparação de materiais de formação e comunicação para facilitar a adoção da(s) solução(ões) por parte da equipa técnica.

Ao finalizar o estágio, esperamos obter uma solução (ou conjunto destas) funcional e bem documentada que cumpra os requisitos levantados junto dos stakeholders. Estes requisitos serão baseados em requisitos como níveis de segurança requisitados internamente bem como requisitos externos (pedidos dos clientes, normas e regras em vigor em território nacional, e regras ISO internacionais).

Condições

o Aluno terá acesso a um computador portátil e aos servidores, assim como uma secretário com ecran secundário nos dias que venha à empresa.
a empresa funciona em modulo hídrico, logo o aluno somente terá de vir um dia por semana à empresa.

Todos os dados necessário a execução dos trabalhos será facultada pela a empresa ao aluno na data de inicio do estágio. O aluno, tera acesso aos dados dos utilizadores para identificar, autorizar e autenticar o acesso dos mesmos. Caso seja necessário mais informaçõeS/dados os mesmo serão providenciados ao aluno.

Observações

Durante o estágio o estudante terá oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos técnicos em:
 Programação em Python;
 Sistemas de segurança
 Autenticação em SaaS

Terá também a oportunidade de desenvolver algumas competências pessoais como:
 Capacidade de comunicação;
 Gestão de tempo;
 Trabalho em equipa;
No final do estágio o estudante apresentará o respetivo Relatório de Estágio demonstrativo do conhecimento adquirido.

Orientador

Bruno Alexndre Abreu Silva
brunoabreu@scubic.pt 📩