Titulo Estágio
Action Research for Software Quality Assurance
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
As startups tecnológicas caracterizam-se pela sua informalidade no desenvolvimento de software. Poucos processos formais são adoptados, e as suas práticas de trabalho são essencialmente resultado da experiência e motivação dos seus promotores com perfil mais técnico. Contudo, à medida que estas empresas evoluem, surge a necessidade de amadurecer as suas ‘boas práticas’ dado o crescimento, uma maior dependência de um corpo de profissionais contratados e mesmo fruto da necessidade de gerir serviços em outsourcing.
Uma das áreas em que esta necessidade de amadurecimento mais se faz sentir centra-se na Quality Assurance (QA): garantir que o software desenvolvido tem qualidade, tendo presente os princípios de eficiência e custo-benefício. Ora, cada organização tem um perfil único, fruto das tecnologias que adoptou, do tipo de projectos que desenvolve e sobretudo da cultura interna, pelo que não existe uma solução one-size-fits-all, pelo contrário, os processos de Quality Assurance têm de ser personalizados para cada organização concreta.
Objetivo
O presente estágio tem como objectivo definir um conjunto de processos internos de Quality Assurance da RedLight Software utilizando uma abordagem de action-research. Esta metodologia de trabalho visa transformar as práticas internas da organização utilizando de forma iterativa ciclos de observação, recolha de dados e intervenção, interligadas por momentos de análise e reflexão crítica.
Será seleccionado um projeto que servirá de caso-de-estudo, o qual será objecto de monitorização, e onde novas práticas de QA irão sendo introduzidas de forma progressiva e controlada, sendo avaliada a sua evolução em função de diversas métricas de qualidade.
Como parte dos seus trabalhos de tese o estagiário deverá identificar, desenhar e desenvolver as ferramentas de extracção e análise dos dados; estes serão recolhidos das plataformas de desenvolvimento e gestão do projecto nomeadamente git (repo), Jira (tickets), e Jenkins (ci/cd); em cada iteração de action-research os pontos de atrito serão identificados, analisados, e novas estratégias/práticas serão definidas por forma à sua adopção e análise de impacto nas iterações seguintes.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
• Pesquisa bibliográfica sobre as melhores práticas de Quality Assurance.
• Análise e documentação do ambiente de desenvolvimento do caso-de-estudo.
• Definição das métricas de qualidade que serão utilizadas ao longo do estudo.
• Desenvolvimento das primeiras ferramentas de recolha de dados para a definição de uma baseline de análise.
• Primeiro(s) ciclo(s) de intervenção e análise.
• Elaboração da primeira versão da tese e preparação da defesa intermédia.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Ao logo do segundo semestre serão realizados vários ciclos de action-research. Dada a sua natureza intrinsecamente exploratória não é possivel definir à partida os detalhes do trabalho a realizar neste semestre, ainda que ele represente o núcleo do trabalho.
É expectável que o próprio processo de exploração gere conteúdo compatível com o que é exigido para uma tese de Mestrado.
Condições
Orientação do lado do DEI a cargo do Prof. Dr. Mário Alberto da Costa Zenha Rela (mzrela@dei.uc.pt).
Orientador
João Pedro Bento Ferreira António
joaoantonio@redlightsoft.com 📩