Propostas atribuidas 2024/2025

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-17 07:23:03 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Domain-specific smart port modeling: An enterprise architecture approach

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Esta proposta integra-se na agenda NEXUS que pretende realizar a transformação digital e energética de portos nacionais (https://www.apsinesalgarve.pt/en/news/2023/nexus-agenda-meets-the-challenges-of-energy-and-digital-transition-of-the-sines-logistic-corridor/). Contando com a participação da Universidade de Coimbra e outras 34 entidades, esta agenda que tem como principal stakeholder o Porto de Sines, terá um impacto relevante nos transportes internacionais marítimos e terrestres.

A representação da arquitetura de um porto/terminal inteligente é um dos desafios da agenda Nexus. Existem várias linguagens possíveis de utilizar para este fim (ex.: Archimate), incluindo a possibilidade de se criar uma linguagem específica do domínio (ex.: https://adoxx.org/), com elementos gráficos adaptados à realidade dos portos. Trata-se de um desafio no âmbito da arquitetura de empresas e permitirá explorar o potencial destas linguagens para descrever os modelos AS-IS e TO-BE dos portos marítimos, portos secos e terminais multimodais que colaboram no projeto.

Transformar digitalmente os portos nacionais é uma das linhas de investigação NEXUS com participação do DEI/FCTUC e o tema em que se enquadra esta proposta. O/a candidato/a terá a oportunidade de tomar contato com um projeto inovador, com participação de grandes empresas de informática, envolvendo vários alunos do DEI.

Objetivo

Os principais objetivos desta dissertação são:

(1) Desenvolver uma linguagem específica do domínio para smart ports / smart terminals, permitindo modelar estas estruturas e as suas prioridades de transformação digital e sustentável.
(2) Aplicar a linguagem à modelação de um porto (previsto o terminal multimodal da Medway no Entroncamento), avaliando as suas vantagens face à adoção de outras formas de representação da arquitetura.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Estudar o conceito de smart port/smart terminal, just in time logistics, e tecnologias possíveis para a sua digitalização
• Estado da arte em frameworks e linguagens para representação de arquiteturas de empresas;
• Criação de uma arquitetura inicial recorrendo a Archimate;
• Escrita do relatório intermédio.

Pretende-se que no final do 1º semestre o/a aluno/a fique a conhecer esta estrutura essencial para a logística internacional e o potencial das tecnologias para o tornar viável. A arquitetura a criar nesta fase é conceptual e de alto nível, adequada a aplicações informáticas para a cadeia logística.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Criação de uma linguagem específica do domínio recorrendo à plataforma Adoxx
• Avaliação da modelação da arquitetura por entidades participantes no projeto Nexus

No final do semestre o/a aluno/a ficará especialista na modelação da arquitetura de sistemas de informação, com prática de participação num projeto nacional relevante e conhecimento de técnicas avançadas de arquitetura de empresas. Está prevista a escrita de um artigo científico nesta fase.

Condições

O trabalho irá decorrer no DEI, em contato com empresas de referência na área de soluções informáticas para logística e entidades de investigação tecnológica. O/A aluno/a será integrado/a no grupo de Sistemas de Informação, tendo acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários à elaboração do projeto.

Está prevista a atribuição de uma bolsa de 3 meses para o segundo semestre, financiada pela agenda NEXUS.

Orientador

João Barata, Paulo Rupino da Cunha
barata@dei.uc.pt 📩