Titulo Estágio
Sistema de informação de sustentabilidade para terminais logísticos
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Esta proposta integra-se na agenda NEXUS que pretende realizar a transformação digital e energética de portos nacionais (https://www.apsinesalgarve.pt/en/news/2023/nexus-agenda-meets-the-challenges-of-energy-and-digital-transition-of-the-sines-logistic-corridor/). Contando com a participação da Universidade de Coimbra e outras 34 entidades, esta agenda que tem como principal stakeholder o Porto de Sines, terá um impacto relevante nos transportes internacionais marítimos e terrestres.
Estão a ser desenvolvidos sistemas de informação inovadores no Nexus, com a participação de uma vasta equipa de elementos do DEI. Um destes sistemas pretende gerir a informação de sustentabilidade dos terminais (ex.: emissões de CO2, desperdícios). O trabalho irá iniciar por um estudo de indicadores de sustentabilidade, como são calculados e de que forma devem ser disponibilizados a cada um dos participantes na cadeia logística (ex.: operador portuário, transportador terrestre, marítimo, etc). A arquitetura da solução será realizada em colaboração com a empresa ESRI (https://www.esri.com/), existindo uma parte do projeto que permitirá ganhar conhecimentos em sistemas de informação geográfica e o seu uso para análise da sustentabilidade em instalações críticas.
O/a candidato/a terá a oportunidade de tomar contato com um projeto nacional inovador, com participação de grandes empresas de informática, envolvendo vários alunos do DEI.
Objetivo
Esta dissertação de mestrado tem 2 objetivos essenciais:
(1) definição da arquitetura do sistema de informação de sustentabilidade do Porto de Sines recorrendo a técnicas de Arquitetura de Software, Arquitetura de Empresas e/ou Gestão de Processos de Negócio.
(2) criação de um protótipo de software que faça a gestão dos dados de sustentabilidade em tempo real, recorrendo ao repositório de dados central do Porto de Sines.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
• Conhecimento do projeto Nexus e plataformas em desenvolvimento;
• Estado da arte em transformação digital de portos e plataformas informáticas para sustentabilidade;
• Especificação e criação da arquitetura;
• Escrita do relatório intermédio.
Pretende-se que no final do 1º semestre o/a aluno/a fique a conhecer os indicadores de sustentabilidade usados em terminais, soluções informáticas disponíveis para gerir a sustentabilidade e objetivos para a solução.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
• Criação de um protótipo de sistema de informação para a sustentabilidade do Porto de Sines que permita acompanhar em tempo real o impacto das operações;
• Avaliação da aplicabilidade da solução junto de parceiros do projeto (ex.: ESRI);
• Escrita da dissertação.
No final do semestre o/a aluno/a ficará especialista na conceção de sistemas de informação de sustentabilidade, com prática de participação num projeto nacional relevante e conhecimento de aplicações informáticas para apoio a operações portuárias.
Condições
O trabalho irá decorrer no DEI, em contato com empresas de referência na área de soluções informáticas para logística e entidades de investigação tecnológica. O/A aluno/a será integrado/a no grupo de Sistemas de Informação, tendo acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários à elaboração do projeto.
Está prevista a atribuição de uma bolsa para o segundo semestre, financiada pela agenda NEXUS.
Orientador
João Barata, Jacinto Estima, Paulo Rupino da Cunha
barata@dei.uc.pt 📩