Titulo Estágio
Avaliação e integração de algoritmos de Inteligência Artificial para ambientes Cloud-Native
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
Rua Dom João Castro n.12, 3030-384 Coimbra, Portugal
Enquadramento
Aplicações Cloud-Native distribuídas baseadas em microserviços requerem cada vez mais uma orquestração inteligente, coordenada e automatizada por oposição a uma configuração manual, complexa e suscetível a erros. De facto, a componente inteligente dessa orquestração desempenha um papel fundamental na forma como as aplicações e ambientes são geridos ao longo do seu ciclo de vida. A AI tem o potencial de permitir, por exemplo, correlacionar várias métricas da infraestrutura (e aplicações) para inferir qual a melhor localização para a instanciação de um serviço. A AI pode ainda analisar padrões de tráfego para determinar a ação a tomar para um determinado serviço e/ou prever quando reajustar (ex: mover um serviço para uma outra localização). Pode também desempenhar um papel crucial na monitorização e na otimização contínua da experiência percebida pelos utilizadores e ajustar a decisão em função da mesma. (ex.: identificar e sugerir correções relacionadas com desempenho de aplicações em (quase) tempo real). Embora ainda existam diversos desafios à sua aplicabilidade em larga-escala, estas soluções de orquestração baseadas em AI são postas em hipótese como o futuro de uma orquestração mais autónoma, capaz de lidar com grandes volumes dados e diversos tipos de métricas, e, no limite capaz de evoluir e lidar com diversos tipos de cenários e aplicações.
Este estágio enquadra-se no âmbito do desenvolvimento de uma plataforma para gestão e orquestração automatizada e inteligente para ambientes Cloud-Native, na qual a OneSource, juntamente com outros parceiros internacionais, se encontra envolvida. O estágio foca-se na discussão crítica dos cenários e abordagens relevantes nesse contexto, bem com um a avaliação e integração de um conjunto de algoritmos IA.
Objetivo
1. Discussão sobre abordagens e algoritmos de IA com foco no escalonamento e previsão de comportamento de aplicações.
2. Proposta e especificação de um conjunto de cenários relevantes à utilização de IA, incluindo a identificação de dados e tipos de dados necessários.
3. Validação e avaliação da abordagem e algoritmos IA identificados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1.1 - Análise do estado da arte e contextualização do trabalho com o projeto.
T1.2 – Identificação da abordagem e algoritmos IA e datasets a serem utilizados.
T1.3 – Desenho dos primeiros cenários, recolha de dados e análise preliminar dos mesmos.
T1.4 - Preparação do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T2.1- Implementação e integração da abordagem proposta na solução de orquestração.
T2.2- Avaliação e validação dos algoritmos IA no contexto da solução de orquestração.
T2.3- Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio, documentos técnicos e manuais de utilização.
Condições
O estagiário terá todas as condições para realizar as tarefas previstas, sendo integrado nas equipas de investigação e desenvolvimento da OneSource. Os datasets utilizados no treino e validação dos algoritmos deverão ser preferencialmente resultantes reprodução de um conjunto de cenários reais. A reprodução, recolha de datasets e integração de algoritmos IA será realizada em colaboração com as equipas da OneSource.
Observações
Os trabalhos previstos neste estágio estão enquadrados com o papel da OneSource em projetos europeus.
Orientador
Luis Miguel Batista Rosa
luis.rosa@onesource.pt 📩