Titulo Estágio
Automatização do Onboarding da Mindera
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Mindera
Enquadramento
O processo de Onboarding é fundamental para garantir uma integração suave e eficiente dos colaboradores na empresa. A automação desse processo pode proporcionar uma série de benefícios, incluindo diminuição de tempo, redução de erros e melhoria da experiência tanto das equipas responsáveis pelo processo como do novo colaborador. Esta proposta é um projeto de continuidade de trabalho realizado no ano letivo anterior e que integrou uma equipa multidisciplinar de Minders juntamente com o aluno.
O processo de onboarding é de facto complexo e, como tal, considera-se que existe ainda um conjunto de questões a avaliar que poderão ser desafiantes no contexto de mestrado.
O processo de onboarding original é realizado 100% de forma manual, envolvendo várias equipas. O aluno terá a oportunidade de não só contactar com pares da área de desenvolvimento de software, assim como, pessoas de outras equipas de suporte à atividade da empresa, como as equipas de Finance, People, entre outros, que irá permitir-lhes desenvolver a capacidade de gestão e comunicação de stakeholders.
Objetivo
O presente projecto/estágio pretende atingir os seguintes objectivos genéricos:
Automatizar integralmente o processo de Onboarding da Mindera para Portugal;
Analisar os requisitos e desenhar a solução de automatização deste processo para as outras localizações (UK, USA, Brasil, Roménia, Índia e Marrocos), tendo como ponto de partida a solução Portugal;
Fornecer métricas e relatórios para análises de desempenho do sistema e melhorias contínuas.
Implementar as API e componentes necessários para a solução de automação, tendo por base réplicas (sandbox) das plataformas e bases de dados usadas em produção. O acesso a estas bases de dados será disponibilizado aquando do início dos trabalhos.
Proceder à implementação no motor de workflow das particularidades para outras localizações, de acordo com os requisitos identificados.
Fornecer um dashboard de acompanhamento das atividades de onboarding
Criar uma área de glossários com definição dos termos usados no projeto;
Testar e implementar o processo.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Ainda que a metodologia de desenvolvimento de projeto seja SCRUM, e como tal a calendarização do projeto não obedeça a uma filosofia waterfall, é possível identificar grandes tarefas que tomarão, seguramente, a devida prioridade na hora de execução. De igual modo a expectável calendarização do projeto apresenta um elevado overlap pela necessidade de, em simultâneo, poder ser possível focar aspetos relativos a levantamento de requisitos numa área e de implementação numa outra área.
Assim, o projecto/estágio consistirá nas seguintes actividades e respectivas tarefas:
T1 – Estado de arte e familiarização com a implementação atual
T2 - Levantamento de requisitos
T3 - Implementação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T4 - Testes e documentação
T5 - Passagem a produção e suporte
Condições
O estagiário poderá escolher entre realizar o estágio nos escritórios da Mindera em Coimbra, Aveiro ou Porto, ou em regime de teletrabalho. Também será viável realizar o estágio num regime híbrido - escritório e teletrabalho. O horário de trabalho será definido em conjunto com o estagiário consoante a sua disponibilidade.
Subsídio de alimentação 200€ + subsídio de transporte 200€ (em caso de ida ao escritório)
Observações
TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS
As tecnologias utilizadas no projecto são predominantemente:
HTML5/CSS3
JavaScript
React
Google Cloud
N8N workflow automation tool
Python
JAVA
METODOLOGIA
O estágio seguirá a metodologia Scrum com sprints de 2 semanas. O estagiário será integrado na equipa de desenvolvimento do projeto, sendo uma equipa multifuncional com Product Owner, Scrum Master e Equipa de Desenvolvimento.
O estagiário irá acompanhar as cerimónias realizadas pela equipa do projeto Mindera People: Dailies, Planning Sessions, Retrospectivas.
Orientador
Cláudio Teixeira
claudio.teixeira@mindera.com 📩