Titulo Estágio
Exploring Generative Play Spaces
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
CISUC
Enquadramento
No contexto do desenvolvimento de jogos digitais coloca-se com frequência a necessidade de produzir grandes quantidades de materiais audiovisuais para a) a satisfação da crescente necessidade de conteúdos com originalidade e qualidade, b) para sustentar a interação e a longevidade da relação do jogador com o jogo. A criação manual de conteúdos, modelos e suas representações, composições visuais e sonoras, cenários de jogo, etc, tornou-se complexa e onerosa, sendo desejável aprender a explorar soluções generativas.
Com este fim experimental necessitamos de uma plataforma de experimentação que seja amplamente acessível em dispositivos multitouch, para permitir estudar a recombinação de elementos como forma de originar novidade e o envolvimento de públicos na avaliação da experiência.
Objetivo
O estágio visa a criação e ensaio de um jogo original enquanto plataforma de ensaio colaborativo de técnicas de geração automática de conteúdos, Procedural Content Generation (PCG), especificamente dirigidas à produção de variações do cenário de jogo, bem como de uma concepção generativa do próprio modelo do jogo (ações e fluxo) a que chamamos Generative Game Design.
Assim, o objectivo principal é a concepção e desenvolvimento de ambiente de jogo partilhado baseado num sistema de Generative Game Design.
a) Estudo do estado da arte em geração dinâmica de conteúdos em jogos;
b) Estudo das tecnologias de desenvolvimento para plataformas mtouch;
c) Criação e modelação do conceito generativo original;
d) Design e construção de um protótipo para ensaio do conceito;
e) Desenvolvimento de telemetria para avaliação da experiência de jogo;
Plano de Trabalhos - Semestre 1
A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design and interaction models; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Draft Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;
Plano de Trabalhos - Semestre 2
A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production
Condições
We seek a candidate that feels at ease with or is willing to embrace software design and programming challenges, enthusiastic of play forms, a desire for collaborative research explorations, an active imagination and motivated for learning.
Observações
na
Orientador
Licínio Gomes Roque e Luís Lucas Pereira
lir@dei.uc.pt 📩