Titulo Estágio
Desenvolvimento de plataforma para monitorização de critérios de convergência nas vertentes da sustentabilidade e da descarbonização
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI/CISUC (LIIS@DEI-FCTUC)
Enquadramento
A promoção da sustentabilidade está na base dos objetivos da ONU para o milénio. Para que isso aconteça, nomeadamente a nível da descarbonização e da adoção de práticas sustentáveis, é fundamental envolver os cidadãos no diagnóstico e na definição de boas práticas e ações de mudança comportamental, bem como desenvolver plataformas de apoio à decisão, a nível dos municípios e das instituições, que permitam monitorizar critérios de convergência nas vertentes da sustentabilidade e da descarbonização.
Os desafios que se colocam aos territórios e às instituições são diversificados, face aos processos complexos em curso, ligados à globalização, mudança climática, migrações e digitalização, os quais afetam o ambiente, o bem-estar das populações e as decisões em áreas tão diversas como a alimentação, a saúde, a organização territorial, a construção ou os transportes, entre outros setores.
Neste contexto, o desenvolvimento de uma plataforma para monitorização de critérios de convergência nas vertentes da sustentabilidade e da descarbonização em municípios ou instituições é de extrema importância, tirando partido das soluções tecnológicas para a recolha de dados a partir de diversos tipos de fontes.
Objetivo
Os principais objetivos deste trabalho de tese são:
- Identificar as fontes de dados e os indicadores fundamentais para servirem de base à plataforma de apoio à decisão;
- Desenvolver uma plataforma para monitorizar e acompanhar as ações realizadas por um município ou instituição no sentido de atingir níveis adequados de sustentabilidade e de descarbonização.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do estado da arte sobre metodologias de análise inteligente de dados que suportam a monitorização do estado do município/instituição nas vertentes da sustentabilidade e da descarbonização;
2. Estudo de metodologias de agregação e fusão de dados e de criação de indicadores de desempenho;
3. Estudo sobre ferramentas de integração de módulos e de visualização de dados e de resultados;
4. Análise de requisitos dos módulos da plataforma e das funcionalidades a desenvolver;
5. Especificação dos módulos da plataforma a desenvolver e das ferramentas a utilizar para a análise, processamento e visualização dos dados e resultados;
6. Realização de uma versão protótipo;
7. Elaboração de documentação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
8. Desenvolvimento e implementação dos módulos especificados;
9. Teste e validação da plataforma com os módulos desenvolvidos;
10. Elaboração de artigo científico;
11. Elaboração de documentação e da Dissertação final.
Condições
O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC). Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores de diferentes setores que se encontram a trabalhar na área de investigação desta proposta.
Observações
O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação para licenciados por um período de 3 meses, eventualmente renovável, suportada pelo projeto em curso.
Orientador
Alberto Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩