Titulo Estágio
Desenvolvimento de módulos para supervisão remota e inteligente de sistemas ciberfísicos
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI/CISUC (LIIS@DEI-FCTUC)
Enquadramento
O carácter distribuído de grande parte dos sistemas ciberfísicos (sistemas industriais, edifícios, meio ambiente, laboratórios, etc.) coloca desafios no desenvolvimento de plataformas computacionais que permitam a monitorização e a supervisão adequada dos sistemas, efetuando a aquisição, o processamento e a análise de dados e a sua disponibilização através da Web. Atualmente, as redes de sensores e atuadores sem fios, suportadas por diferentes tipos de equipamentos de baixo custo (Raspberry Pi, Arduino e nós sensores, entre outros) suportam cada vez mais a interação entre os sistemas informáticos e os sistemas físicos (instalações em ambiente real ou experiências laboratoriais) e a transmissão de dados, som e imagem em redes de comunicação partilhadas. Neste paradigma, é possível monitorizar e supervisionar remotamente os equipamentos existentes numa instalação real ou num laboratório, observar o resultado das operações realizadas e comunicar por voz usando as redes de dados partilhadas.
Objetivo
Neste estágio pretende-se efetuar o desenvolvimento de módulos duma plataforma computacional, suportada por uma infraestrutura distribuída que integra diferentes tecnologias de interface com sistemas reais, que possibilite a supervisão e monitorização remota e inteligente do sistema ciberfísico através da Web. Para isso, serão considerados diferentes equipamentos de baixo custo, interligados numa rede de sensores e atuadores sem fios, que permitirão a aquisição de dados e o seu processamento, tendo em vista a disponibilização de informação sobre o sistema em ambiente Web. O teste e validação da plataforma serão efetuados com sistemas laboratoriais e reais.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do estado da arte sobre a supervisão e monitorização remota e inteligente de sistemas ciberfísicos usando plataformas computacionais suportadas por redes de sensores e atuadores sem fios e integrando diferentes tipos de equipamentos de baixo custo;
2. Identificação das características dos vários equipamentos a integrar na plataforma;
3. Análise de Requisitos do software a desenvolver, de forma a alcançar os objetivos estabelecidos;
4. Especificação dos módulos a desenvolver para a plataforma, escolhendo as ferramentas mais adequadas ao seu desenvolvimento;
5. Realização de uma versão protótipo;
6. Elaboração de documentação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
7. Desenvolvimento e implementação dos módulos especificados para a plataforma;
8. Integração dos vários equipamentos na plataforma;
9. Testes e validação da plataforma com vários cenários;
10. Elaboração de artigo científico;
11. Elaboração de documentação e da Dissertação final.
Condições
O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC). Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores de diferentes setores que se encontram a trabalhar na área de investigação desta proposta.
Observações
O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação para licenciados por um período de 3 meses, eventualmente renovável, suportada pelo projeto em curso.
Orientador
Alberto Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩