Titulo Estágio
ChatGPT (ou outros LLM) no ensino de engenharia de software
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Engenharia de Software
Local do Estágio
Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta (alternativa: INESC TEC, Porto)
Enquadramento
Venha juntar-se à vanguarda que desbrava as fronteiras da educação com recurso a inteligência artificial!
Na UAb/INESC TEC desenvolve-se uma abordagem inovadora de ensino de engenharia de software chamada e-Sim, que imerge os alunos numa narrativa imersiva de estágio na empresa (fictícia) SimProgramming.
Nessa narrativa existe uma assistente virtual, a Catmming, descrita como “Artificial intelligence character who challenges students to reflect through metacognitive tasks” (Fontes et al., 2021): http://hdl.handle.net/10400.2/10865
Esta proposta integra-se numa equipa ativa e entusiasta de investigação, que tem diversos projetos em curso, integrando investigadores jovens e experientes em vários países e continentes.
Há abertura para que possa seguir a perspetiva científica que prefira… junte-se a nós!
Objetivo
Pretende-se dar vida real a esta assistente virtual, criando para uma unidade curricular de desenvolvimento de software, na Universidade Aberta, um chatbot baseado nos serviços da OpenAI para o modelo GPT-3 que está por trás do ChatGPT: https://openai.com/blog/chatgpt
Pode-se eventualmente adotar outro LLM, caso a análise do estado da arte e de requisitos de contexto o recomende.
O chatbot deve encorajar os alunos a verificarem os vários trabalhos antes de os entregarem, analisando-lhes a conformidade com a estrutura e requisitos pedidos.
Deve igualmente analisar os contributos dos alunos nos fóruns e nas respostas aos testes metacognitivos, para dar indicações ou recomendações de apoio à autorregulação e corregulação.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Enquadramento no contexto e no problema.
2. Levantamento do estado da arte.
3. Levantamento e análise de requisitos.
4. Experimentação de tecnologias para ataque ao problema.
5. Definição metodológica e planeamento da intervenção.
6. Elaboração do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1. Conceção e especificação do primeiro protótipo.
2. Implementação do protótipo e testes funcionais.
3. Avaliação do protótipo face ao problema.
4. Reformulação do protótipo (conceito e implementação)
5. Avaliação do protótipo reformulado.
6. Escrita do relatório final.
Condições
Inscrição como mestrando no Laboratório Associado INESC TEC.
Acesso aos recursos do INESC TEC: Gitlab, drive Nextcloud, Moodle de investigação etc.
Acesso a dados anonimizados de edições anteriores.
Observações
O INESC TEC é uma instituição de investigação sem fins lucrativos, de capitais mistos (privados e públicos), estabelecida como Laboratório Associado ao estado português. Dedica-se à investigação científica, ao desenvolvimento tecnológico, à transferência de tecnologia, à consultoria e formação avançadas, e à pré-incubação de novas empresas de base tecnológica. Está presente em 6 polos nas cidades do Porto, Braga e Vila Real, contando ainda com um Núcleo na Universidade Aberta (Lisboa, Coimbra, Porto), entre outros. O INESC TEC integra 13 centros interno de investigação e desenvolvimento, sendo esta proposta acolhida pelo centro HumanISE, dedicado às Tecnologias Centradas no Ser Humano. No HumanISE, estamos particularmente bem posicionados para abordar problemas de engenharia difíceis e complexos com que a indústria se depara, por termos competências de análise, conceção, mineração e implementação de grandes sistemas de informação. Empregamos as melhores práticas de engenharia de software para conceção, desenvolvimento e testes, além de proporcionarmos os componentes visuais e de interação com o utilizador que tais soluções possam requerer.
No HumanISE também estamos fortemente empenhados na formação de novos investigadores e novos profissionais. Atualmente, os nossos investigadores estão associados à Universidade do Porto, ao Instituto Politécnico do Porto, à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, à Universidade Aberta e à Universidade do Minho.
O nosso centro aborda cinco grandes áreas de investigação: Computação Gráfica e Ambientes Virtuais; Gestão da Informação e Sistemas de Informação; Engenharia de Software; Tecnologias Assistivas e Acessibilidade; e Sistemas Informáticos para Fins Especiais/Sistemas Embutidos.
Orientador
Leonel Morgado
leonel.morgado@uab.pt 📩