Titulo Estágio
Certificação de Sistema Operativo de Tempo Real para Aviação Civil
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
A necessidade do mercado da aviação civil por sistemas operativos em tempo real tem vindo a crescer uma vez que este tipo de sistemas oferece características que sistemas operativos convencionais não conseguem garantir, nomeadamente determinismo de resposta, latência de execução, priorização de tarefas críticas e escalonamento adequado.
No entanto, a certificação deste tipo de sistemas complexos para que possam ser usados num mercado altamente regulado como o da aviação, introduz novos desafios numa área marcada pela criticidade dos seus sistemas.
São várias as fases e os entregáveis que são necessários criar de forma a atingir o objetivo final da certificação, partindo da especificação dos planos, passando pelo levantamento de requisitos e definição da arquitetura, até à implementação e testes. Todas estas tarefas e entregáveis deverão seguir as recomendações do standard que regula o desenvolvimento de software para o mercado da aviação civil.
O estágio aqui proposto inclui ambos os lados do modelo em V de desenvolvimento de software relativo a um sistema operativo de tempo real, ou seja, desde a especificação e revisão de requisitos até à implementação e revisão de testes.
Objetivo
O objetivo deste projeto de estágio passa pela inclusão do estagiário no suporte à especificação e revisão de requisitos (alto e baixo nível), bem como a especificação e revisão dos respetivos casos de testes e procedimentos.
A criação de ferramentas auxiliares que ajudem na automatização destas atividades é também algo que deve ser tido em consideração.
O aluno deverá ainda analisar o estado da arte no que toca às metodologias utilizadas e também à infraestrutura de testes e daí detalhar um conjunto de melhorias capazes de aumentar a eficiência das tarefas a realizar, cumprindo com os critérios de qualidade inerentes ao projeto.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
As principais atividades a desenvolver no âmbito do projeto de dissertação são:
• 1º Semestre:
o T1: Análise do trabalho realizado pela equipa de requisitos e testes pré-existente e das técnicas utilizadas;
o T2: Identificar melhorias ao processo de requisitos, revisões e testes em curso;
o T3: Implementar as melhorias e disseminar pela equipa de projeto;
o T5: Escrita do estado da arte da dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
• 2º Semestre:
o T3 (Continuação): Implementar as melhorias e disseminar pela equipa de projeto;
o T4: Avaliar e comparar os resultados das técnicas melhoradas em comparação com as técnicas previamente utilizadas;
o T5 (Continuação): Finalização da escrita da dissertação sobre os temas acima abordados, assim como a preparação de duas apresentações anexas, uma para a avaliação académica e outra, mais técnica, para apresentação interna na Critical Software.
Condições
A Critical Software procura um aluno que apresente conhecimentos base em engenharia de software, nomeadamente em especificação de requisitos e testes na linguagem de programação C e/ou C++. Este deve também ter o conhecimento dos processos de desenvolvimento de software em metodologias Agile e Waterfall. É considerado uma mais-valia se o candidato estiver familiarizado com uma ou mais das seguintes normas:
• Normas para desenvolvimento safety-critical: IEC61508, EN50126/8/9, DO178B/C ou ISO26262.
Na escolha do candidato, a Critical Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o candidato esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados.
Observações
DURAÇÃO E CALENDÁRIO
O início, duração e fim de atividades são flexíveis de forma a adaptar-se às condições definidas pela instituição de ensino e serão acordados entre a Critical Software e a Instituição de Ensino, atendendo em primeiro lugar aos imperativos do calendário escolar.
Para efeitos de planeamento e escalonamento preliminar será assumida uma duração de 9 meses
LOCAL DE TRABALHO
A dissertação será executada nas instalações da empresa Critical Software em Critical Software em Lisboa, Porto, Coimbra, Vila Real, Tomar ou Viseu. Poderá ser necessário ter capacidade de deslocação pontual entre sites da Critical Software em Portugal para algumas atividades.
ORIENTAÇÃO
O projeto de Dissertação será orientado por um engenheiro da Critical Software em complementaridade à orientação fornecida pela instituição de ensino.
O aluno integrará a equipa Critical Software tendo acesso a todo o programa formativo, de acompanhamento e de avaliação de desempenho inerente a este programa.
CONFIDENCIALIDADE
A informação transmitida pela Critical Software no âmbito do projeto de Dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de Dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).
REMUNERAÇÃO
A Critical Software irá contribuir com uma renumeração a ser paga ao estagiário no valor de 480.43 euros brutos mensais. Sobre a base incidirão os descontos de IRS e Segurança Social.
Esta remuneração tem como objetivo o suporte das despesas inerentes a deslocações e alimentação que o aluno terá em comparação com a execução de atividade similar no local de estudo regular.
Orientador
Tomé Frederico Guimarães Gomes
tgomes@criticalsoftware.com 📩