Propostas Submetidos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-10-31 22:49:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Plataforma de Zero-touch Provisioning para Dispositivos Mobitrust

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Engenharia de Software

Local do Estágio

Rua Dom João Castro n.12, 3030-384 Coimbra, Portugal

Enquadramento

Zero-touch provisioning representa uma abordagem inovadora para a configuração de dispositivos e componentes ligados à rede. Com a utilização de zero-touch provisioning é possível poupar tempo na configuração de dispositivos, através de mecanismos baseados em políticas (ou até com algum nível de inteligência) automatizando assim o processo e eliminando a necessidade de aceder a cada um dos dispositivos para fazer a sua configuração. Os dispositivos são pré-configurados com os dados e informações necessárias para se ligarem à plataforma de controlo e, a partir desse instante, todas as configurações e atualizações passam a ser efetuadas pela plataforma de gestão. Devido à forma como este princípio atua, uma framework de zero-touch provisioning é normalmente altamente escalável e inerentemente flexível, uma vez que ao introduzir um nível intermédio (grupos) é possível associar diferentes configurações, parâmetros e dispositivos a cada grupo de dispositivos.
No âmbito do produto Mobitrust, o controlo e configuração dos dispositivos ainda depende de processos largamente manuais, levando frequentemente a problemas de configuração incorreta, ou inconsistências nas versões de software e das respetivas configurações. Além dos problemas de configuração inicial, com os serviços de Cloud a serem constantemente evoluídos e a sofrer redeployments, é por vezes necessário fazer pequenas alterações em todos ou alguns dispositivos.
O desenvolvimento de uma ferramenta baseada em zero-touch provisioning irá permitir a adição e (re)configuração de dispositivos sem esforço, permitindo também o estabelecimento de um ponto central onde todos os dispositivos podem ser listados, analisados e até acedidos, se necessário. Simultaneamente, esta ferramenta deverá disponibilizar os endpoints necessários para facilitar a integração com os micro-serviços que correm no edge-cloud-continuum. Esta integração garante que qualquer alteração no acesso aos serviços possa ser automaticamente aplicada nos diferentes dispositivos sem a necessidade de intervenção humana.

Objetivo

Os objetivos deste trabalho são:
1. Levantamento do estado de arte relativamente a configuração de dispositivos e ambientes em grande escala recorrendo a zero-touch provisioning.
2. Especificação e desenvolvimento de uma plataforma para configuração de dispositivos e ambientes recorrendo a zero-touch provisioning.
3. Integração do sistema no âmbito dos projetos em que se enquadra e avaliação da sua performance.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1- Análise do estado da arte e dos requisitos para a plataforma.
T1.2- Identificação de casos de uso para os quais será utilizada a plataforma.
T1.3- Implementação dos primeiros proof of concepts e protótipo inicial da plataforma.
A conclusão destas tarefas inclui a elaboração de documentação técnica.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1- Especificação de um conjunto de cenários e testes para a avaliar o desempenho da plataforma.
T2.2- Desenvolvimento dos requisitos e funcionalidades previamente identificados.
T2.3- Integração e validação da plataforma nos casos de uso do projeto em que se enquadra.
T2.4- Elaboração de documentação, incluindo o relatório de estágio, documentos técnicos e manuais de utilização.

Condições

O estagiário terá todas as condições para realizar as tarefas previstas, sendo integrado nas equipas de investigação e desenvolvimento no âmbito de vários projetos de investigação europeus onde a OneSource está envolvida.

Observações

Os trabalhos previstos neste estágio estão enquadrados na participação que a OneSource tem no âmbito de vários projetos de investigação europeus.

Orientador

André Sérgio Nobre Gomes
gomes@onesource.pt 📩