Titulo Estágio
Projeto de Fusão de Centrais Telefónicas e Adoção de Voz sobre IP
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Local do Estágio
CHUC
Enquadramento
O CHUC, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, EPE dispõe de várias centrais telefónicas que suportam o serviço de telefonia em todo o seu espaço. São soluções de diversos fabricantes, com contratos de manutenção diversos e grau de desenvolvimento tecnológico muito diferente. Um dos fatores chaves de sucesso nas organizações é as mesmas disporem de uma boa rede de comunicações que permita com celeridade e eficiência a divulgação de mensagens importantes para o processo de negócio em toda a organização. Pretende-se assim com este projeto dotar os CHUC de uma rede unificada de comunicações, que permita o estabelecimento de trunks VOIP sobre os circuitos de dados que ligam as suas diversas localizações, interoperando as duas centrais principais (HUC e HP) e renovando algumas das soluções mais antiquadas (HSC e MDM).
Objetivo
Acompanhamento à implementação e testes de uso sobre a estrutura da rede de dados privada do CHUC com a fusão das centrais de comunicações de forma a criarem-se redundâncias de ligações, promovendo a segurança das comunicações, reduzindo o número de primários com otimização dos acessos e centralizando a taxação com a renovação da infraestrutura que compõem as várias unidades do Central Hospitalar.
• Verificação do levantamento apurado em termos de necessidades do Hospital no que se relaciona às comunicações de voz e dados;
• Análise da documentação da solução adquirida e mapear em termos dos requisitos de necessidades;
• Parametrização de ferramentas de Gestão de comunicações; Parametrização da aplicação para utilização plena das suas potencialidades, VOIP, taxação, etc…
• Acompanhar a entrada em Produção da nova solução de comunicações; Promoção, divulgação e acompanhamento dos utilizadores na sua utilização.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
PREPARAÇÃO – Conhecer as soluções existentes no CHUC. Receber informação sobre o uso das ferramentas existentes na instituição e se necessário receber alguma formação específica. (Set/Out-Nov)
DIAGNÓSTICO – Colaborar no levantamento de requisitos e recursos necessários à implementação da solução departamental. (Out-Jan)
Elaboraçao de relatorio/tese intermedio - ao longo do primeiro semestre sera elaborado o relatorio intermedio e sera submetido e defendido. (Out-Jan)
Plano de Trabalhos - Semestre 2
IMPLEMENTAÇÃO – Parametrização da solução existente no Hospital e dos mecanismos de interação com outras soluções, nomeadamente aparelhos. Acompanhamento da implementação no terreno, avaliando as implicações em todos os outros sectores do hospital. (Jan-Abr)
OPERAÇÃO – Apoio na execução dos processos e procedimentos definidos evidenciando o cumprimento dos objetivos, identificar oportunidades de melhoria. (Fev-Maio)
Elaboraçao de relatorio/tese final - ao longo do segundo semestre sera elaborado o relatorio final/tese e sera submetido e defendido. (Fev-Jun)
Condições
LOCAL E HORÁRIO DE TRABALHO
Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, em qualquer das unidades que seja mais conveniente para o aluno (HUC, Hospital Pediátrico ou Hospital dos Covões);
Horário Flexível, mas normalmente o período laboral é entre as 9:00 e as 17:30.
ENTREVISTA E REMUNERAÇÃO
Será realizada uma entrevista com cada candidato. Solicita-se ao candidato que contacte para os e-mails indicados acima para fim de marcação da entrevista.
Em resultado de entrevista com o candidato será acordada e estabelecida uma remuneração e a forma de pagamento da mesma, correspondente a meio tempo no primeiro semestre e tempo inteiro no segundo semestre.
Observações
Rui Gomes, Diretor Sistemas Informação, rui.gomes@chuc.min-saude.pt
Orientador
Rui Gomes
rui.gomes@chuc.min-saude.pt 📩