Titulo Estágio
Architecture and Prototype for Dry Port Digital Twin
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Esta proposta integra-se na agenda NEXUS que pretende realizar a transformação digital e energética de portos nacionais (https://www.apsinesalgarve.pt/en/news/2023/nexus-agenda-meets-the-challenges-of-energy-and-digital-transition-of-the-sines-logistic-corridor/). Contando com a participação da Universidade de Coimbra e outras 34 entidades, esta agenda que tem como principal stakeholder o Porto de Sines, terá um impacto relevante nos transportes internacionais marítimos e terrestres.
Portos secos (dry ports) são casos particulares de terminais no interior, ligados a um porto marítimo, envolvendo diversos meios de transporte (exemplo: https://futurodaguarda.pt/2022/03/primeiro-porto-seco-do-pais-fara-da-guarda-a-centralidade-do-interior-da-peninsula-com-impacto-relevante-no-pib-nacional-e-aceleracao-da-economia-local/), normalmente ferrovia e rodovia, mas podem também incluir ligações aéreas. Possuem locais de armazenagem, movimentação de cargas, manutenção e gestão de contentores e funcionam de forma similar aos portos marítimos, permitindo descentralizar o transporte, agilizar a entrada e saída de cargas internacionais, constituindo uma opção estratégica para o transporte do futuro.
Transformar digitalmente os portos secos é uma das linhas de investigação NEXUS com participação do DEI/FCTUC e o tema em que se enquadra esta proposta. O/a candidato/a terá a oportunidade de tomar contato com um projeto inovador, com participação de grandes empresas de informática, envolvendo vários alunos do DEI.
Objetivo
Esta dissertação de mestrado tem 2 objetivos essenciais:
(1) definição da arquitetura do Dry Port Digital Twin recorrendo a técnicas de Arquitetura de Software, Arquitetura de Empresas e/ou Gestão de Processos de Negócio.
(2) criação de um protótipo de software (digital twin) para gerir os dados necessários à operação de um porto seco (ex.: dados das cargas realizadas, destinos, documentação associada). Um digital twin é uma réplica digital do porto, permitindo aos utilizadores aceder aos dados essenciais da operação portuária.
O protótipo terá diversas fontes de dados que podem incluir previsões de utilização do porto ou dados guardados em blockchain para auditoria, que estão a ser desenvolvidos paralelamente em outras propostas de tese, permitindo também a experiência de trabalho em equipa.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
• Estudar o conceito de porto seco e tecnologias possíveis para a sua digitalização com dados críticos em blockchain;
• Estado da arte em digital twins e transformação digital de portos;
• Criação de uma arquitetura inicial para um dry port digital twin;
• Escrita do relatório intermédio.
Pretende-se que no final do 1º semestre o/a aluno/a fique a conhecer esta estrutura essencial para a logística internacional e o potencial das tecnologias para o tornar viável. Serão obtidos conhecimentos sobre acesso a dados em blockchain. A arquitetura a criar nesta fase é conceptual e de alto nível, identificando requisitos para criação de um digital twin para dry ports.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
• Criação de um protótipo de dry port digital twin, propondo soluções informáticas para gerir os dados críticos dos transportes e permitir o acesso a blockchain;
• Avaliação da aplicabilidade da solução junto de parceiros do projeto (ex.: Fordesi);
• Escrita da dissertação.
No final do semestre o/a aluno/a ficará especialista na conceção de sistemas de informação, com prática de participação num projeto nacional relevante e conhecimento de aplicações informáticas para apoio a operações portuárias.
Condições
O trabalho irá decorrer no DEI, em contato com empresas de referência na área de soluções informáticas para logística e entidades de investigação tecnológica. O/A aluno/a será integrado/a no grupo de Sistemas de Informação, tendo acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários à elaboração do projeto.
Está prevista a atribuição de uma bolsa para o segundo semestre, financiada pela agenda NEXUS.
Orientador
João Barata, Paulo Rupino da Cunha, Jacinto Estima
barata@dei.uc.pt 📩