Titulo Estágio
Sistema de informação de apoio ao bem-estar animal com aplicações móveis e sistemas de informação geográfica
Áreas de especialidade
Sistemas de Informação
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
O pastoreio extensivo é essencial para a conservação da natureza, preservando hábitos culturais e contribuindo para o bem-estar animal. Neste contexto, a alimentação animal é baseada exclusivamente em vegetação tradicional da região e contribui ainda para a limpeza das florestas. Porém, existem riscos para o estado nutricional dos animais, devido à ingestão de menos calorias.
Pretende-se estudar neste projeto como as tecnologias de informação podem dar uma resposta ao problema da nutrição animal em pastoreio extensivo. Existem duas vertentes essenciais: primeiro, recorrendo a uma aplicação móvel e dados georeferenciados, identificar as espécies vegetais que estão a ser consumidas. Segundo, através do cálculo nutricional estimado no movimento dos animais e tempo de permanência em certo local, avaliar se a alimentação em pastoreio extensivo está a ser correta ou se são recomendadas sugestões (suplementos alimentares ou mudança de local de pastoreio).
O trabalho será desenvolvido em colaboração com a empresa GreenClon em Cantanhede e visará o estudo da transformação digital do pastoreio e a criação de um protótipo para melhorar a nutrição natural. Irá recorrer a uma aplicação web/mobile e análise de dados georeferenciados para apoio à decisão.
Objetivo
Os principais objetivos desta dissertação são:
1) Estudar as oportunidades da agricultura 4.0 e propor uma arquitetura para explorar dados georefereciados no sentido de contribuir para o bem-estar animal;
2) Criar um protótipo de aplicação para recolha de dados georreferenciados e proposta de recomendações aos pastores para a localização dos animais e/ou necessidade de suplementação alimentar.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1) Revisão da literatura sobre agricultura 4.0, aplicações informáticas para apoio ao pastoreio, sistemas de informação geográfica;
2) Elaboração dos requisitos para o sistema a desenvolver, incluindo a seleção de tecnologias;
3) Escrita do relatório intermédio.
Este projeto permitirá obter conhecimentos na transformação digital em áreas tradicionais da economia e explorar dados georeferenciados para apoio à decisão. A informática é um dos pilares para a sustentabilidade, existindo inúmeras oportunidades de mercado nesta área.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
4) Criação de um protótipo para apoio à nutrição em pastoreio extensivo, com base nos requisitos e tecnologias identificados;
5) Análise do sistema de recomendações para melhoria do bem-estar animal;
6) Escrita da dissertação e de um artigo científico.
Condições
O/A estudante será integrado no grupo de Sistemas de Informação do CISUC, com acesso à sala de investigadores e aos recursos necessários para realização do trabalho. Existirá um apoio permanente da empresa GreenClon sobre aspetos técnicos de nutrição (ex.: tipologia de vegetação e valor nutricional, requisitos nutricionais ideais, tipo de suplementos, etc.), recolha de dados e avaliação da solução proposta.
Orientadores:
- Prof. Jacinto Estima
- Prof. João Barata
Orientador
Jacinto Estima; João Barata
estima@dei.uc.pt 📩