Titulo Estágio
Encadeamento de Serviços em Redes de Comunicação Veicular
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI-FCTUC / CISUC
Enquadramento
Os recentes avanços na indústria automóvel e nas tecnologias de telecomunicações vieram impulsionar os Sistemas Inteligentes de Transporte, nos quais as Redes de Comunicação Veicular asseguram o funcionamento de diversos serviços. Os serviços para as redes de comunicação veicular têm características diferentes em termos de requisitos funcionais (por exemplo, não toleram atraso, requerem largura de banda, não toleram perda de informação), de localização (não podem ser executados em determinados nós da rede dado que não são de confiança, ou não têm as características computacionais desejadas).
O conceito de “Service Function Chaining (SFC)” - encadeamento de funções de serviços permite decompor os serviços em funções que executam funcionalidades muito especificas (partilha de carga, análise de tráfego, etc). Este conceito permite aplicação de políticas de uma forma dinâmica e por serviço.
O projeto MH-SDVanet tem como objetivo o desenho e implementação de uma arquitetura para redes veiculares 5G, com suporte para Service Function Chaining (SFC) com vista à definição de políticas dinâmicas e por serviço. Políticas que permitem serviços para suportar cenários de veículos de condução autónoma ou de missões críticas (e.g., recorrendo a drones ou análise inteligente dos dados de múltiplos sensores e dispositivos).
O estagiário será enquadrado numa equipa de investigação do projeto MH-SDVanet onde participará no desenvolvimento de uma nova arquitetura para redes veiculares e onde terá a possibilidade de interagir com equipas de investigação de universidades parceiras, trabalhando com tecnologias de última geração na área de serviços e redes.
Objetivo
O estágio a desenvolver tem 3 objetivos principais:
- Desenhar da Framework para suporte de Service Function Chaining (SFC);
- Implementar políticas simples (ex: partilha de carga) recorrendo ao SFC;
- Avaliar a Framework em topologias virtualizadas.
Adicionalmente, espera-se que como resultado do trabalho seja possível a publicação de um artigo científico numa conferência ou revista internacional.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
T1.1 – Análise do estado da arte relativamente a SFC e políticas de serviços em redes veiculares.
T1.2 – Desenho preliminar da Framework de gestão.
T1.3 – Escrita do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
T2.1 – Implementação da Framework com suporte para políticas simples.
T2.2 – Avaliação da Framework em diferentes topologias e equipamento.
T2.3 – Elaboração da documentação para efeitos de dissertação e de publicação científica.
Condições
O aluno terá acesso a todos os recursos computacionais necessários para desenvolver o trabalho. Será também disponibilizado um local de trabalho no CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra). A avaliação através de simulação poderá ser feita recorrendo a recursos computacionais disponíveis no departamento.
Observações
As atividades propostas nesta dissertação enquadram-se no projeto MH-SDVANET (https://www.cisuc.uc.pt/en/projects/mh-sdvanet-multihomed-software-defined-vehicular-networks).
Porque é que este estágio é interessante?
- Participação num projeto nacional financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que envolve diferentes unidades de investigação;
- Possibilidade de contribuir para uma Internet mais ubíqua e em cenários de redes veiculares;
- Possibilidade de trabalhar com tecnologia de última geração (P4, mmWave, 802.11p).
Orientador
Bruno Miguel de Oliveira Sousa
bmsousa@dei..uc.pt 📩