Propostas com alunos identificados

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-04 19:18:19 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Apoio à decisão, deteção de erros e formação médica em terapêuticas injetáveis

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Rua Eng. Jorge Anjinhos, n.º 115, Lote 8, 3030-482 Coimbra

Enquadramento

Uma parte muito significativa da terapêutica medicamentosa administrada a um utente durante uma cirurgia ou internamento é feita por via intravenosa. Esses medicamentos são diluídos num solvente (soro, glucose, etc) e são administrados diretamente no sistema sanguíneo do utente. A administração por esta via é importante quando o utente não tem condições para tomar a medicação por via oral ou quando se pretendem efeitos quase imediatos no organismo.
Por ter um efeito sistémico imediato, qualquer erro cometido na preparação ou administração da mistura é irreversível e pode ter consequências graves ou mesmo ser fatal para o utente. Os erros possíveis estão relacionados com possíveis interações entre os medicamentos envolvidos, mas especialmente com a estabilidade físico-química da diluição. Existem inúmeras incompatibilidades físico-químicas que podem resultar na formação de cristais, de turbidez, de espessamento da diluição, da formação de outras substâncias, etc. Mesmo nos casos em que existe estabilidade físico-química, esta pode ser condicionada ao tempo, condições de luz, temperatura, etc.
Sendo cada uma destas incompatibilidades potencialmente fatal, é fundamental que o sistema de informação clínico no qual é gerido todo o circuito do medicamento seja capaz de apoiar os médicos na prescrição, os farmacêuticos na preparação e os enfermeiros na administração para que estes estejam informados das condições onde existe a estabilidade físico-química necessária.

Objetivo

O objetivo deste estágio é o de elaborar uma API cloud native tirando partido das tecnologias da cloud mais recentes para que a partir de um ponto central, todas as soluções M1 produzidas pela Medicineone e que informatizam dezenas de hospitais, invoquem os micro serviços que darão a informação de apoio à decisão. Esta API deverá ser construída de forma a poder disponibilizar o mesmo conteúdo em várias línguas, ser capaz de escalar para suportar um consumo intensivo do serviço e estar preparada para ser usada não apenas pelo M1 mas por outras soluções EHR (Electronic Health Record).
O estágio tem como objetivo ainda o de desenvolver um editor de conteúdos da informação que permitirá que diariamente médicos e farmacêuticos façam a atualização da informação que estará na base dos sistemas de alarmística e aconselhamento do sistema.
A informação disponibilizada pelo serviço será incorporada nos sistemas de apoio à decisão do M1 e apresentada aos profissionais em cada um dos momentos do circuito do medicamento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o primeiro semestre, as fases do estágio serão as seguintes:
• Análise do estado da arte;
• Análise às tecnologias cloud para o desenvolvimento da API, garantindo performance, segurança e escalabilidade;
• Seleção da solução tecnológica mais adequada.
• Elaboração do Relatório Intermédio

O resultado destas tarefas deverá ser um documento que descreva as informações analisadas, as conclusões obtidas, as decisões tomadas e a sua fundamentação técnica e funcional.
A calendarização de cada tarefa será feita na fase inicial do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o segundo semestre, as fases do estágio serão as seguintes:
• Desenvolvimento do editor de conteúdos da informação de base aos sistemas de alerta e apoio à decisão.
• Desenvolvimento da API que permitirá aos M1 e outros EHR obter a lista de eventuais alertas para uma determinada combinação de medicamentos e solventes, numa determinada língua.
• Elaboração do Relatório Final

A calendarização de cada tarefa será feita na fase inicial do estágio.

Condições

As condições de trabalho para o estágio são as seguintes:· - Realização através de um estágio profissional, nas condições previstas pelo IEFP:
- Bolsa de estágio no valor de € 886,40
- Subsídio de alimentação no valor de €167,00
- Seguro de saúde · ~

- Integração numa equipe de engenharia com grande experiência de desenvolvimento nas plataformas iOS, Android e Windows;·
- Acompanhamento constante para garantir o apoio adequado à realização de cada tarefa; ·
- Fornecimento de qualquer Hardware necessário ao desenvolvimento do projeto;

Observações

A MedicineOne tem tradicionalmente incluído nos seus quadros dos alunos de estágio curricular que desenvolvem com êxito o plano de tarefas definido.
Neste estágio é também nossa intenção dar essa possibilidade, caso a nossa avaliação seja positiva e o aluno assim o deseje.

Orientador

Fernando Tinoco
fernando.tinoco@medicineone.net 📩