Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 19:27:45 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Colecionáveis em blockchain

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

O escritório da WIT em Taveiro ou outro a definir com o aluno. Neste momento estamos remote.

Enquadramento

As técnicas de gamificação têm sido usadas, desde há alguns anos, para influenciar comportamentos dos consumidores em vários sectores: nas empresas, para aumentar a produtividade, no retail/e-commerce para aumentar as vendas, ou na indústria de entretenimento para promover a adoção.

A WIT Software já comprovou o impacto deste conceito na industria das telecomunicações, com o fornecimento de soluções de gamificação que alteraram a forma como os clientes se relacionam com as operadoras móveis e promovendo o user engagement. Agora, no âmbito deste estágio, pretendemos avaliar a evolução de conceitos de gamificação usando tecnologias de Blockchain.

A tecnologia Blockchain funciona como uma base-de-dados distribuída em rede, que permite um registo de transações de forma pública e unívoca. Esta tecnologia foi inicialmente implementada para transações da criptomoeda bitcoin. Mais recentemente, surgiram redes blockchain que permitem a execução de programas Turing Complete, denominados “Smart Contracts”, possibilitando a implementação de aplicações completamente distribuídas (DApps).

Este estágio consiste na prototipagem de um conceito de gamificação baseado em cartas colecionáveis (non-fungible tokens, ou NFTs) implementadas em “Smart Contracts” que correm numa rede Blockchain. Com esta iniciativa, a operadora de telecomunicações promotora do jogo, cria uma coleção de cartas digitais que vai disponibilizando aos seus clientes à medida que esses clientes interagem com a operadora (i.e., compra de bens ou serviços). Essas cartas terão as características inerentes a um NFT: bens escassos, únicos, que não se podem replicar, podendo ser transacionados na rede Blockchain.

Sobre a Empresa:

Sobre a Empresa:
A WIT tem 20 anos de experiência na área das telecomunicações e é uma empresa francamente exportadora. Prova disso é o facto do software que desenvolve já ter sido exportado para 46 países. Todos estes projectos foram desenvolvidos com uma metodologia muito forte de software, sempre com requisitos de alta-disponibilidade, segurança, performance, escalabilidade e especial cuidado com a user-experience. A empresa conta com os seguintes clientes: Grupo Vodafone, Deutsche Telekom, NTT DoCoMo, KDDI, Softbank, AT&T, Verizon, Safaricom, Vodacom, Unitel, entre outros. Na WIT somos Groundbreakers e procuramos, todos os dias, desafiar o status quo fazendo mais e diferente, sempre com o objectivo de sermos cada vez melhores. Descobre aqui se também tu podes ser um groundbreaker: [url=https://www.youtube.com/watch?v=Mt9sCqvJx9U]https://www.youtube.com/watch?v=Mt9sCqvJx9U[/url]

Objetivo

O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de uma DApp que permite a uma operadora de telecomunicações lançar e gerir coleções de cartas digitais colecionáveis (NFT) sobre uma Blockchain com suporte para “smart contracts”, a definir. Os clientes dessa operadora poderão receber as cartas colecionáveis em função do seu nível de envolvimento com a marca. Esta DApp deverá permitir que os clientes possuidores de cartas as possam transacionar entre eles de forma autónoma e descentralizada

Este trabalho deverá ser possível de atingir através do desenvolvimento dos seguintes componentes aplicacionais:
1. SmartContract para criar (mint) e disponibilizar NFT colecionável a clientes elegíveis;
2. Integração com NFT storage para alojar o bem digital;
3. Servidor aplicacional para permitir que marcas possam facilmente criar novas coleções, permitir que clientes do serviço reclamarem as cartas que lhe são atribuídas pela marca e para acompanharem o progresso da sua coleção;
4. Integração com wallets digitais existentes para permitir que utilizadores possam transacionar as cartas digitais.

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Levantamento do estado da arte;
• Estudo das principais linguagens de programação e paradigma de desenvolvimento de SmartContracts.
• Estudo e selecção de rede blockchain (ou sidechain) a ser usada para o desenvolvimento do protótipo.
• Elaboração do plano de desenvolvimento.
• Definição de casos-de-uso e ecrãs principais das aplicações de front e backoffice.
• Prototipagem do smart contract para gestão da coleção e integração com a rede blockchain.
• Prototipagem de integração com app wallet existente.
• Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
• Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Implementação de protótipo da aplicação de gestão da coleção (backoffice)
• Implementação de protótipo da aplicação para reclamar cartas e visualização do progresso (frontoffice)
• Preparação do protótipo para demonstrações;
• Testes funcionais;
• Testes de usabilidade;
• Avaliação de requisitos não funcionais;
• Documentação final de estágio.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro ou noutro local definido entre o aluno e a empresa uma vez que a WIT tem centros de desenvolvimento no Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. Neste momento encontramo-nos a trabalhar remotamente.

O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas.

O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.

Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS, Android, React.Native, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre tecnologia de blockchain, sobre SmartContracts e desenvolvimento de DApps.

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade

Orientador

Raul Fonseca
raul.fonseca@wit-software.com 📩