Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-21 20:02:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Diagnóstico de falhas e prognóstico inteligente do estado de sistemas de aeronaves

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI/CISUC (LIIS@DEI-FCTUC)

Enquadramento

A monitorização inteligente de sistemas complexos para diagnóstico de falhas e prognóstico do tempo de vida útil é de grande relevância, em particular em sistemas usados em aeronaves. O projeto europeu ReMAP pretende desenvolver uma estrutura inovadora de gestão que possa ser usada para a certificação e implementação confiável de sistemas e estruturas de diferentes aeronaves, substituindo inspeções de intervalo fixo por planeamento de manutenção preditiva em tempo real.
O projeto ReMAP visa desenvolver uma abordagem inovadora de IFHM – Integrated Fleet Health Monitoring para demonstrar os benefícios de custo e de segurança, propor standards e apoiar a discussão sobre a certificação de abordagens CBM – Condition Based Maintenance para sistemas e estruturas de aeronaves, abrindo caminho para a implementação do CBM no sistema de transporte aéreo europeu.

Objetivo

No contexto do projecto ReMAP, este estágio tem como objetivo a análise inteligente de dados recolhidos de sensores de aeronaves para a caracterização do estado de várias componentes da aeronave.
Para isso serão desenvolvidos módulos, que serão integrados no sistema CBM – Condition Based Maintenance, para a monitorização das condições de saúde estrutural de componentes de aeronaves no CBM, tendo por base os dados recolhidos pelos sensores e anotações técnicas.
O desenvolvimento dos módulos terá por base metodologias de análise inteligente de dados, envolvendo a especificação do modelo e o algoritmo a considerar para suporte às tarefas de diagnóstico de falhas e de prognóstico do tempo de vida útil aplicadas a diferentes componenentes da aeronave.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo sobre metodologias e ferramentas de análise e processamento inteligente de dados;
2. Estudo sobre abordagens para diagnóstico de falhas e prognóstico do tempo de vida útil;
3. Análise de requisitos dos módulos do sistema a desenvolver;
4. Especificação dos módulos a desenvolver;
5. Realização de uma versão protótipo;
6. Elaboração de documentação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

7. Desenvolvimento e implementação dos módulos a integrar no sistema global;
8. Teste e validação dos módulos desenvolvidos;
9. Elaboração de artigo científico;
10. Elaboração de documentação e da Dissertação final.

Condições

O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC). Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
A/O estagiária/o será integrada/o numa equipa de investigadores que se encontram a trabalhar no projeto europeu ReMAP – Real-time Condition-based Maintenance for Adaptive Aircraft Maintenance Planning.

Observações

O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação para licenciados por um período de 3 meses, eventualmente renovável, suportada pelo projeto europeu em curso.

Orientador

Alberto Jorge Lebre Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩