Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 06:38:38 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

HowWeMove: Identificação dos Padrões de Mobilidade em Espaço Urbano

Áreas de especialidade

Sistemas Inteligentes

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O aumento da população em áreas urbana levanta vários desafios de gestão. Para a adaptação da oferta de transportes públicos é importante conhecer a mobilidade urbana.

O estudo dos movimentos pendulares (casa-trabalho-casa) implica a recolha massiva de dados, que devem se obtidos de forma pouco intrusiva. O recurso a Call Detailed Records (CDRs) tem sido adotado como solução para inferir os locais de origem-destino das pessoas e o modo de transporte utilizado. Com este objetivo recorre-se adicionalmente a plataformas de webGIS como sejam o Google Maps e o TomTom Maps que disponibilizam serviços adicionais para inferência do estado do tráfego urbano.

Propõe-se no presente estágio desenvolver uma aplicação que permite ter uma imagem dinâmica no tempo dos percursos pendulares e modos de transporte utilizados pelos cidadãos numa cidade de dimensão significativa (ex. Lisboa ou Porto).

Para este estágio são disponibilizados dados anonimizados, de um operador de rede móvel para tratamento e análise com vista a identificar áreas de residência e trabalho num espaço urbano, extraindo os principais padrões de mobilidade e modos de transporte.
O resultado obtido vai ser integrado numa aplicação de apoio à decisão construída em cima de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) preferencialmente QGIS ou ArcGIS.

Os trabalhos serão desenvolvidos em proximidade com uma empresa de design e planeamento urbano e com a Faculdade de Arquitetura de uma Instituição de Ensino Superior Holandesa com as quais o AmILab desenvolve colaboração.

O estágio é remunerado de acordo com condições a definir com o estagiário.

Principais competências a adquirir durante o estágio: (1) análise de dados geo-referenciados; (2) familiarização com ferramentas de GIS – ex. QGIS, ArcGIS; (3) desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para cidades sustentáveis e vida saudável em espaço urbano; (4) iniciação à investigação e à prática da escrita de artigos científicos.

Objetivo

O estágio apresenta como objetivos principais:

1. Identificação do mapa geográfico (principais áreas residências e de trabalho);
2. Identificação dos principais percursos;
3. Identificação dos modos de transporte.
4. Desenvolvimento de ferramenta de apoio à decisão para cidades sustentáveis e vida saudável.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo e tratamento dos dados disponíveis e identificação de fontes de dados adicionais.
- Levantamento do estado da arte sobre algoritmos de inferência do mapa geográfico e técnicas de aprendizagem aplicada ao problema em questão.
- Familiarização com as tecnologias necessárias para processamento de dados geo-referenciados (ex. SGBD PostgreSQL, PostGIS, QuantumGIS, ArcGIS)
- Análise de requisitos ferramenta de apoio à decisão
- Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Desenvolvimento e validação de algoritmos.
- Desenvolvimento de ferramenta de apoio à decisão.
- Elaboração da dissertação.
- Contribuição para artigo científico.

Condições

O estágio é remunerado de acordo com condições a definir com o estagiário.

Orientador

Marco António Morais Veloso
mveloso@dei.uc.pt 📩