Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-19 21:15:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Monitorização e Controlo de Múltiplas Tarefas em Cenário de Emergência

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

De acordo com as exigências da convenção SOLAS (Safety of Life at Sea), a salvaguarda da vida humana no mar constitui uma das obrigações de qualquer Estado ribeirinho e este deve assegurar
respostas adequadas e expeditas. Em Portugal, é a função de segurança e autoridade do Estado que engloba as tarefas de segurança marítima e salvaguarda da vida humana no mar, de vigilância, fiscalização, policiamento, e no quadro de ações de proteção civil.
Os extensos espaços marítimos nacionais estão diretamente relacionados com as áreas das regiões de busca e salvamento (SRR - Search and Rescue Regions), o que representa, no caso de Portugal,
uma área com cerca de 62 vezes o território terrestre português. Toda esta área necessita de ter métodos e meios que estejam operacionais e consigam responder num curto espaço tempo e com a maior eficácia possível a diversas emergências.
A procura de soluções que potenciem as capacidades do seu sistema SAR (Search And Rescue) de forma a garantir um eficaz e expedito socorro na sua área de responsabilidade é uma necessidade premente.
Pretende-se com este estágio estudar diversos potenciais algoritmos para suportar a monitorização e controlo de várias tarefas concorrentes num cenário de múltiplas emergências. O foco deve ser na
evolução destes algoritmos para que sejam mais assertivos, com melhor performance e capacidade de aconselhamento reforçado

Objetivo

O principal objetivo deste estágio será o estudo e desenvolvimento de um algoritmo (ou vários) que permita providenciar um apoio à monitorização e controlo das múltiplas tarefas concorrentes decorrentes de várias situações de emergência a ocorrer em simultâneo.
Este tipo de problemas tem tido várias abordagens desde a utilização de algoritmos de investigação operacional até aos mais recentes avanços na inteligência artificial, passando pela aquisição,
normalização e fusão de dados (Big Data).
O aluno deverá analisar o estado da arte e prosseguir para a análise de algoritmos de apoio à decisão aplicáveis ao problema em questão. Após seleção do algoritmo mais indicado de serem implementados
no âmbito do problema em questão, desenvolver uma aplicação de software como prova de conceito da exequibilidade de utilização do algoritmo selecionados.A aplicação de software desenvolvida poderá ser posteriormente integrada com a plataforma de busca e salvamento da Critical Software, atualmente em exploração em vários locais a nível mundial.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- T1: Analise do estado da arte.
- T2: Analise de algoritmos de apoio á decisão.
- T3: Avaliação e definição de algoritmos de apoio á decisão a serem implementados;
- T4: Elaboração do relatório intermédio;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- T5: Desenvolvimento de uma aplicação de software para prova de conceito de aplicabilidade dos algoritmos de apoio à decisão.
- T6: Escrita de dissertação sobre os temas acima abordados, assim como a preparação de duas apresentações anexas, uma para a avaliação académica e outra, mais técnica, para apresentação interna na Critical Software.

Condições

Bolsa de dissertação
O presente projeto de dissertação prevê a atribuição de uma bolsa mensal de 450 euros (considerando tempo integral). Esta bolsa é paga mensalmente e pretende ser uma ajuda para as despesas de deslocação e alimentação do aluno durante este período.
De salientar que, em contexto de dissertação, o foco das mais-valias que o aluno poderá obter estão associadas à aquisição de conhecimentos científicos e desenvolvimento de competências inerentes à sua integração profissional.

Observações

Perfil do Estagiário
A Critical Software procura um aluno com formação base de engenharia informática ou similar e que apresente conhecimentos base em Engenharia de Software e conceitos de investigação operacional e inteligência artificial.
Na escolha do candidato, a CRITICAL Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o candidato esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados, reservando a Critical Software o direito de escolha do candidato mais adequado ao projeto em questão.

Confidencialidade
A informação transmitida pela CRITICAL Software no âmbito do projeto de Dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de Dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade(NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Gonçalo Lopes Carrola Valadas
glvaladas@criticalsoftware.com 📩