Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-03-29 06:44:48 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Sistema de Gestão de Tráfego Ferroviário

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Com a evolução tecnológica a que temos vindo a assistir, e sendo a tendência continuar a ritmos ainda maiores, é percetível que os mais diversos sistemas serão cada vez maiores e mais complexos aumentado assim o desafio tecnológico de obter sistemas cada vez mais complexos.
Um dos exemplos de evolução constante é o sistema ferroviário a nível mundial. Até recentemente muitas das operações associadas às operações na ferrovia eram manuais e com muitas ações dependentes de operadores humanos. No entanto tem vindo a ser feito um esforço gigantesco para automatizar as redes ferroviárias, reduzindo a necessidade de ações manuais e ao mesmo tempo reduzindo o risco de erro humano, reduzindo consequentemente o número de acidentes que têm
ocorrido.
Uma das partes que mais tem evoluído e que ainda tem um caminho a percorrer são os sistemas de gestão de tráfego. Ou seja, os sistemas computacionais que gerem a alocação na rede ferroviária, permitindo colocar o máximo de composições a circular numa mesma linha ou rede(Traffic Management Systems - TMS).
Muitos destes sistemas usam algoritmos de otimização e de investigação operacional com bastante complexidade para otimizar a operação na rede. Mais recentemente tem havido investigação e alguma
implementação de técnicas de inteligência artificial para resolver este tipo de problemas de otimização da rede.
Pretende-se com este estágio integrar com equipas já a trabalhar no desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego ferroviário, com foco na evolução destes mesmos sistemas para que sejam mais assertivos, com melhor performance e capacidade de previsão de situações anómalas. Sendo o objetivo do estágio focar numa área dos sistemas de gestão de tráfego ferroviário e fazer evoluir essa
parte de acordo com as melhores práticas e de acordo com o estado da arte e a sua evolução natural.

Objetivo

O objetivo deste projeto de dissertação passa pela análise do estado da arte no que diz respeito ao desenvolvimento de software para sistemas de gestão de tráfego ferroviário. Sendo necessário o
estudo e avaliação de metodologias por forma a perceber a melhor estratégia a aplicar a toda uma panóplia de sistemas atualmente em exploração, que têm diferentes maturidades e níveis de inteligência.
O aluno deverá analisar o estado da arte e prosseguir para a análise de algoritmos de otimização de redes aplicáveis ao problema em questão. Após seleção dos algoritmos passiveis de serem implementados no âmbito do problema em questão, desenvolver uma aplicação de software como prova de conceito da exequibilidade de utilização dos algoritmos selecionados.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- T1: Analise do estado da arte;
- T2: Analise de algoritmos de otimização de redes;
- T3: Elaboração do relatório intermédio;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- T4: Avaliação e definição de algoritmos de otimização a serem implementados;
- T5: Desenvolvimento de uma aplicação de software para prova de conceito de aplicabilidade dos algoritmos de otimização;
- T6: Escrita de dissertação sobre os temas acima abordados, assim como a preparação de duas apresentações anexas, uma para a avaliação académica e outra, mais técnica, para apresentação interna na Critical Software.

Condições

Bolsa de dissertação
O presente projeto de dissertação prevê a atribuição de uma bolsa mensal de 450 euros (considerando tempo integral). Esta bolsa é paga mensalmente e pretende ser uma ajuda para as despesas de deslocação e alimentação do aluno durante este período.
De salientar que, em contexto de dissertação, o foco das mais-valias que o aluno poderá obter estão associadas à aquisição de conhecimentos científicos e desenvolvimento de competências inerentes à sua integração profissional.

Observações

Perfil do Estagiário
A Critical Software procura um aluno com formação base de engenharia informática ou similar e que apresente conhecimentos base em Engenharia de Software e conceitos de investigação operacional e inteligência artificial.
Na escolha do candidato, a CRITICAL Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o candidato esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software.
Note-se que é condição para a atribuição do projeto de dissertação a realização de uma entrevista com os candidatos interessados, reservando a Critical Software o direito de escolha do candidato mais adequado ao projeto em questão.

Confidencialidade
A informação transmitida pela CRITICAL Software no âmbito do projeto de Dissertação, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de Dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade(NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Jorge Manuel Simões de Almeida
jorge.almeida@criticalsoftware.com 📩