Titulo Estágio
Segurança para ambientes Smart Grid em redes 5G
Áreas de especialidade
Comunicações, Serviços e Infraestruturas
Engenharia de Software
Local do Estágio
DEI-FCTUC (LCT)
Enquadramento
Este estágio enquadra-se dentro das tarefas do projeto Smart5GGrid, que tem como objetivo a investigação, desenvolvimento, validação e demonstração integrada de um conjunto de produtos e serviços para as Smart Grids em redes 5G. Os trabalhos a desenvolver no âmbito deste estágio encontram-se focados na segurança da infraestrutura de rede Smart Grid/5G.
Neste contexto, pretende-se desenvolver um conjunto de soluções de segurança, baseadas em agentes tais como componentes de deteção de intrusões de rede e de sistema, componentes de análise de anomalias ou outros componentes de recolha de evidências para efeitos de análise de segurança. Idealmente, estas soluções deverão estar enquadradas numa arquitetura de referência, a desenvolver.
Objetivo
O objetivo do presente trabalho incide no desenvolvimento de soluções/agentes/componentes para uma plataforma distribuída para segurança em ambientes Smart Grid/5G. O trabalho do estagiário estará enquadrado no esforço de projeto e implementação de uma arquitetura de segurança para estes ambientes, com particular enfoque no desenvolvimento da componente distribuída de deteção (agentes) e eventualmente, a sua integração e orquestração. Esses agentes poderão constituir-se sob a forma de componentes de software (caso de Host IDS), appliances especializadas ou componentes virtualizados.
Estão assim previstos os seguintes objetivos:
• Ambientação com projeto e com estado da arte na temática das redes Smart Grid e 5G, identificando e analisando as principais soluções disponíveis;
• Identificação dos pontos críticos tratar, no âmbito da segurança;
• Proposta de arquitetura para a solução de gestão a implementar, para os componentes/soluções designadas;
• Análise dos componentes e ferramentas existentes, e consequente proposta de implementação;
• Implementação, validação e documentação das soluções desenvolvidas
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Familiarização com o tema do trabalho, com o projeto e com o estado da arte (3 semanas).
- Identificação dos pontos críticos tratar, no âmbito da segurança (2 semanas);
- Análise/prospeção dos componentes e ferramentas existentes;
- Proposta da arquitetura de segurança, incluindo as soluções a desenvolver (3 semanas).
- Especificação do plano de testes para segurança e escalabilidade (2 semanas)
- Documentação e Escrita do Relatório Intermédio (3 semanas).
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Definição do plano de validação final (2 semanas)
- Desenvolvimento dos componentes/soluções a implementar (8 semanas)
- Refinamento da arquitetura proposta (total 2 semanas, correspondente a um esforço desenvolvimento de forma regular, ao longo do semestre)
- Validação, testes e refinamento da solução desenvolvida (4 semanas)
- Documentação final e Escrita do Relatório/Dissertação (3 semanas).
Condições
A capacidade de trabalho em equipa será essencial, dado que o candidato ficará enquadrado no grupo do LCT que estará envolvido no projeto Smart5GGrid. Será proporcionado um espaço de trabalho para o estagiário num laboratório do CISUC, sendo que este será envolvido na dinâmica diária do funcionamento do projeto e do grupo, participando ativamente em reuniões de coordenação/acompanhamento e nos processos de analise de tomada de decisão.
Observações
Competências sólidas e familiaridade com as temáticas relacionadas com as áreas das redes de computadores e segurança. Competências sólidas de desenvolvimento de software, assim como gosto pela aprendizagem de novas ferramentas e linguagens de programação.
Existe a possibilidade de remunerar o estagiário com uma Bolsa de Investigação, com valores e condições a definir em função do perfil e da disponibilidade do candidato.
Orientador
Tiago José dos Santos Martins da Cruz (orientador) e Paulo Alexandre Ferreira Simões (co-orientador)
tjcruz@dei.uc.pt 📩