Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-26 13:41:26 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

ISABELA: Uma aplicação móvel que promove um melhor desempenho académico

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC e DEEC-FCTUC

Enquadramento

A chegada da Internet das Coisas (IoT) está a tornar-se uma realidade: uma rede global de sensores, telemóveis, computadores e outros dispositivos que podem analisar o mundo com exatidão e comunicar entre si em tempo real. De acordo com recentes estudos, espera-se que o mercado de comunicação Machine-to-Machine (M2M) sem fios represente quase 196 mil milhões de dólares de lucro em 2025, seguindo uma taxa de crescimento anual composta de 21% durante os onze anos entre 2014 e 2025. Da utilização destes diversos elementos computacionais surge o conceito de sistema cíber-físico (CPS), que consiste na percepção e controlo de fenómenos físicos através destas redes de dispositivos interligados, que trabalham em conjunto para atingir objetivos comuns. Estes sistemas cíber-fisicos representam uma confluência das áreas de robótica, das redes de sensores sem fios, da computação móvel e da IoT para conseguir ambientes altamente monitorizados, e facilmente controláveis e adaptáveis.
Apesar destas ferramentas interligadas e inteligentes comunicarem umas com as outras sem intervenção humana, a tecnologia é sempre feita por humanos e para humanos. Desta forma, para promover a criação de sistemas que sejam úteis à pessoa comum, não basta simplesmente considerar a heterogeneidade e a integração de ferramentas inteligentes. No entanto, fora da área de “e-health”, cujo objetivo principal é o de monitorizar pacientes, existe ainda pouco trabalho científico que se foque nos efeitos do contexto humano na malha de controlo dos CPSs.
Por outro lado, sistemas que considerem o contexto humano irão tornar-se progressivamente mais importantes, e a maioria das futuras tecnologias irão convergir para uma consciência deste contexto humano. Quando todos estes sensores e dispositivos móveis começarem a ser usados para detectar e compreender a natureza humana, os humanos tornar-se-ão parte integral da IoT e dos CPSs convergindo-se, então, para os “Human-in-the-loop Cyber-Physical Systems” (HiTLCPS). A presença e comportamento humanos já não serão vistos como factores externos e desconhecidos, mas tornar-se-ão numa parte fulcral do sistema.

Objetivo

Neste projeto propomos o desenvolvimento de um “amigo virtual”, baseado numa app e num chatbot, que ajude os estudantes da Universidade de Coimbra a melhorar o seu desempenho académico. A aplicação recolhe informação através de inquéritos. Da informação dos sensores do telemóvel, como ruído ambiente através do microfone, agitação através do acelerómetro, posição através de GPS, ritmo-cardíaco através de um smart watch, estado meteorológico através de uma API web, etc. Utilizando técnicas de aprendizagem, pretende-se compreender o impacto da carga de trabalho académico no stress, padrões de sono, actividade física, socialização e bem-estar emocional dos estudantes.
Além de compreender as motivações, contexto e estado emocional dos estudantes, a ISABELA (Iot Student Advisor & BEst Lifestyle Analyser) irá também tomar acções pro-ativas. A nível individual, a aplicação móvel irá fornecer informações relevantes ao estudante acerca das aulas a que está inscrito, novos eventos ou workshops, mas também oferecer dicas de forma oportuna (tais como sugerir que o estudante se deite mais cedo caso esteja cansado ou vá sair com os amigos para descontrair). Para além disso, pretende-se também adaptar o próprio ambiente do departamento aos seus estudantes. Para tal, o sistema ISABELA irá utilizar técnicas de anonimização que asseguram a privacidade dos estudantes, mas que permitam agregar informação para que esta possa ser utilizada pelo departamento para melhorar métodos de ensino, rotinas académicas, marcação de exames, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo do estado-da-arte, do protótipo actualmente existente e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Setembro 2021
Duração estimada: 1 mês

2) Implementação do sistema dashboard para o servidor, do servidor de backend e das apps, com mecanismos de notificação e dicas.
Data de início: Outubro 2021
Duração estimada: 3 meses

3) Estudo e integração de técnicas de aprendizagem máquina para detetar perfis de estudantes, padrões de estudo, actividades, socialização, estado emocional dos estudantes, entre outros.
Data de início: Janeiro 2022
Duração estimada: 3 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Estudo e integração de técnicas de aprendizagem máquina para detetar perfis de estudantes, padrões de estudo, actividades, socialização, estado emocional dos estudantes, entre outros.
Data de início: Janeiro 2022
Duração estimada: 3 meses

4) Desenvolvimento e implementação de técnicas de anonimização.
Data de início: Março 2022
Duração estimada: 1 meses

5) Testes, melhorias, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: Abril 2022
Duração estimada: 3 meses

Condições

O Estágio enquadra-se em equipa com vários anos de experiência na área. Estão disponíveis todos os meios em termos de equipamento e software para a boa execução do plano de trabalhos.

Observações

Estágio co-orientado pelo Prof. Doutor Jorge Sá Silva (sasilva@deec.uc.pt) do DEEC.

Orientador

Fernando Boavida
boavida@dei.uc.pt 📩