Titulo Estágio
WhyWeMove: Ferramenta de Apoio à Decisão para Desenvolvimento Sustentado do Espaço Urbano
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
O aumento da população em áreas urbanas levanta vários desafios de gestão. Um deles é descobrir quando e quais as atividades realizadas pela população em viagens na cidade (lazer, prática desportiva, compras, etc.), estão relacionadas com os locais visitados de forma a perceber que características podem influenciar a classificação da utilização do espaço urbano. Tais características podem ser numéricas (velocidade média de uma dada viagem, duração do tempo de paragem), ou semânticas (paragem próxima a determinados serviços representados por Points of Interest (POI), sua popularidade, horário de funcionamento). Este processo de extração de features é denominado de enriquecimento semântico.
Atualmente, a disponibilização de conjuntos de dados (datasets) anotados e o rápido aumento no uso de dispositivos de localização, como smartphones e câmaras com GPS, resultam em grandes quantidades de dados geo-referenciados e anotados no espaço temporal que podem beneficiar do enriquecimento semântico. O enriquecimento semântico é central no desenvolvimento de aplicações que vão desde a gestão de tráfego, estudo de padrões de mobilidade, turismo entre outras.
Também as redes sociais baseadas em localização (e.g. Foursquare, Facebook Places) disponibilizam APIs que permitem enriquecer os POIs com informação sobre a sua popularidade, horários de funcionamento, categoria, assim como descrição e comentários dos utilizadores.
Propõe-se no presente estágio desenvolver um use case compreendendo a análise dos dados e informação descritos acima e integrar numa aplicação que caracteriza a mobilidade e atividades dos moradores de uma cidade. Esta aplicação será desenvolvida com o objetivo de apoio à decisão para os decisores que gerem o espaço urbano e entidades privadas que operam nesse espaço.
Os trabalhos serão desenvolvidos em proximidade com uma empresa de design e planeamento urbano e com a Faculdade de Arquitetura de uma Instituição de Ensino Superior Holandesa com as quais o AmILab desenvolve colaboração.
O estágio é remunerado de acordo com condições a definir com o estagiário.
Principais competências a adquirir durante o estágio: (1) análise de dados geo-referenciados; (2) familiarização com ferramentas de GIS – ex. QGIS, ArcGIS; (3) desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para cidades sustentáveis e vida saudável em espaço urbano; (4) iniciação à investigação e à prática da escrita de artigos científicos.
Objetivo
O estágio apresenta como objetivos principais:
1. Agregação e análise exploratória dos dados disponibilizados (dataset anotado de traces de GPs, dataset de POIs, dados abertos de mobilidade);
2. Extração de características quantitativas (espaço-temporais) que permitem a inferência das atividades anotadas;
3. Extração de características semânticas;
4. Análise de similaridade/correlação entre diferentes zonas do espaço urbano quanto às atividades realizadas.
5. Desenvolvimento de uma demonstração de conceito de um sistema de apoio à decisão baseada num Sistema de Informação Geográfica (QGIS).
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Estudo e tratamento dos dados disponíveis e identificação de fontes de dados adicionais.
- Levantamento do estado da arte sobre algoritmos de enriquecimento semântico de viagens e técnicas de aprendizagem aplicada ao problema em questão.
- Familiarização com as tecnologias necessárias para processamento de dados geo-referenciados (ex. SGBD PostgreSQL, PostGIS, QuantumGIS).
- Análise de requisitos para a demonstração de conceito.
- Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento e avaliação de algoritmos de enriquecimento semântico.
- Implementação da demonstração de conceito.
- Elaboração da dissertação.
- Contribuição para artigo científico.
Condições
O estágio é remunerado de acordo com condições a definir com o estagiário.
Orientador
CarlosBento/Ana Cristina Alves
bento@dei.uc.pt/ana@dei.uc.pt 📩