Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-12 13:15:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

xGen: Geração de mobile apps

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

A geração de código tem evoluído de forma consistente nos últimos anos, tendo as ferramentas de desenvolvimento incorporado capacidades de geração de código mais evoluídas e de mais alto nível. Além disso têm surgido cada vez mais ferramentas de muito alto nível, que permitem a criação de aplicação de forma mais rápida e com menor necessidade de conhecimentos técnicos por parte do utilizador, como por exemplo o Kony ou Mendix.
A xGen é uma plataforma RAD (Rapid Applications Development) que tem capacidade para gerar aplicações para várias arquiteturas, nomeadamente Web e Mobile. Possui como caraterística distintiva o facto de a partir da mesma configuração base ter a capacidade de gerar aplicações em várias tecnologias, sendo esta característica particularmente relevante para a geração de aplicações mobile nativas para as várias plataformas.

Objetivo

O presente estágio tem como objetivos a conceção e desenvolvimento de características específicas da plataforma xGen para a geração de aplicações moveis e do desenvolvimento de templates para a criação de aplicações deste tipo. Para tal o estagiário vai-se focar em analisar de forma crítica as tecnologias a usar, nomeadamente Kotlin, Xamarin, Flutter, React Native com o intuito de selecionar a tecnologia base das aplicações a gerar.
Os objetivos do estágio são:
- Aquisição de conhecimento sobre tecnologias de desenvolvimento móvel;
- Aquisição de conhecimento sobre geração de código;
- Definição dos requisitos do sistema;
- Desenho da arquitetura do sistema;
- Implementação de protótipo do sistema e templates;
- Elaboração de plano e execução de testes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projeto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (40% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projeto. É esperado que seja a analisada uma aplicação movel que servirá de base para o desenvolvimento de templates.
• F2 – Levantamento de requisitos (30% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos dos módulos a desenvolver, nomeadamente quais as funcionalidade e forma de configuração a disponibilizar pelos templates
• F3 – Desenho (30% do semestre) – Desenho de arquitetura da aplicação a gerar e definição da hierarquia de templates

Nota: o relatório para defesa intermédia do estágio deverá ser escrito ao longo do semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projeto será composto pelas seguintes fases:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – Implementação dos requisitos especificados em F2, seguindo as decisões arquiteturais tomadas em F3. O desenvolvimento deverá seguir a metodologia Test-Driven Development, com a implementação de testes unitários e de integração.
• F5 – Testes (30% do semestre) – Desenvolvimento de testes funcionais aos templates, para verificação dos requisitos. Implementação de correções aos erros detetados.
Nota: o relatório para defesa final do estágio deverá ser escrito ao longo do semestre.

Condições

Bolsa no valor de 400€ durante um período de 6 meses, mediante avaliação do estagiário a ocorrer no fim do primeiro semestre. O valor pode ser revisto em alta aquando da avaliação.
O trabalho será realizado no Laboratório de Informática e Sistemas (LIS) do Instituto Pedro Nunes (IPN).

Observações

Sem observações.

Orientador

Pedro Emanuel Sousa
pesousa@ipn.pt 📩