Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-01 00:37:58 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Modelação e Geração de Cenários Jogáveis com Base em Sociedades de Agentes

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

A simulação de uma sociedade de agentes é um modelo promissor e ainda pouco explorado como base para a modelação/geração de cenários de jogo com um potencial interessante de replayability e também pode servir de base para a modelação sistémica e o estudo de fenómenos reais (modelos organizacionais, comportamentos de massas, ajuste a condições do ecosistema, propagações, catalizadores e inibidores de fenómenos de reforço cíclico. Para tal podem-se adoptar modelos explicitos de agentes enquanto subsistemas (Componentes, Ambiente, Estrutura, Interação) com um conjunto de inputs e outputs, e um modelo de comportamento interno traduzido num paradigma de percepção-acção adaptável com base na experiência/emoção do agente. O resultado prático na forma da percepção e interpretação do comportamento dos agentes sintéticos pelo jogador humano nem sempre é o desejado, com a representação das aparências e percepção do agente aquém do desejável, pelo que a tradução do comportamento em evidências descodificáveis pode ser um desafio.

Objetivo

Pretende-se com este estágio a criação de uma plataforma de experimentação para modelação sistémica e simulação de sociedades de agentes na forma de:
a) um módulo visual para modelação de agentes com base em modelos explícitos de redes de "nós de percepção-acção";
b) um módulo de execução, baseado no paradigma computacional de actores, co-evolução de modelos de agentes em sociedade;
c) um módulo de renderização da representação dos agentes em contexto para experimentação interactiva em game design;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - conceiving of a design proposal for the specific context, including visual identity, interaction models and user interface draft for the proposed solution, and mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1-M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Licinio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩