Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-10-31 23:40:01 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Platform for 3D and augmented reality product visualization

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

Desenvolver uma Plataforma para visualização de produtos em 3D e realidade aumentada.
A realidade aumentada como suporte para ajudar o negócio está posicionada como sendo uma das mais fortes tendências tecnológicas e uma das áreas de forte investimento por grandes nomes de tecnologia como Microsoft, Amazon, Apple, Facebook e Google. Calcula-se que atualmente existem mais de 1.5 mil milhões de dispositivos móveis com compatíveis com realidade aumentada. Embora já fosse previsto o aumento da utilização de realidade aumentada, com o atual contexto de confinamento causado pelo COVID-19, prevê-se que o potencial de crescimento de utilização deste tipo de tecnologias ainda seja maior.

A Critical Software tem vasta experiência no fornecimento de soluções disruptivas para empresas algumas das maiores empresas mundiais e para algumas das empresas com maiores taxas de crescimento. Algumas dessas empresas estão na área de commerce e por isso, a Critical criou recentemente o vertical de e-commerce onde está a converter o know-how nesta área em ofertas que possam trazer maior qualidade na experiência de utilização aos clientes daqueles que vejam na Critical o parceiro ideal para desenvolver novas soluções e produtos.
A área de e-commerce tem uma equipa multidisciplinar a trabalhar em User eXperience, mobile, Progressive Web Applications Microservices outras tecnologias de fronteend e backend, continuous automation e continuous delivery, big data, data analytics cloud computing e artificial intelligence usando as melhores práticas em termos de qualidade e segurança, equipas estas que servirão de apoio constante ao desenvolvimento deste projeto proporcionando o ecossistema ideal para desenvolvimento de novas capacidades técnicas e constante aprendizagem.
Este projeto terá como objetivo ajudar a apresentar uma resposta à tendência no mercado para a utilização de realidade aumentada como apoio à venda proporcionando uma experiência de utilização digital verdadeiramente única.

Objetivo

O objetivo do projeto consiste em investigar e desenvolver uma plataforma utilizando as melhores práticas de desenvolvimento em uso na Critical Software.
Esta plataforma deve ser capaz de:
• adicionar algumas imagens e especificações 2D
• obter um modelo 3D pronto para Realidade aumentada de alta qualidade.
• Criar um Viewer que estará disponível por via de uma aplicação mobile independente

As tecnologias a usar são:
▪ Framework para realidade aumentada
▪ Frontend desenvolvido em Flutter ou similar.

Espera-se a utilização dessa aplicação para efeitos de demonstração e a possibilidade de integração em outros projetos de desenvolvimento de software que possam beneficiar desta plataforma.
A dissertação do projeto deve elaborar os benefícios desta plataforma e do uso deste tipo de tecnologias.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

▪ T1:
Identificação das frameworks existentes no mercado que possam ser elegíveis para o âmbito do projeto, nomeadamente a criação de uma aplicação que permita colocar em uso o conceiro de realidade aumentada location-based .
Esta primeira etapa exisge a criação de um relatório que exponha e contraponha as opções existentes no mercado. Os critérios a contemplar no relatório são: custo, plataformas suportadas, reconhecimento de imagem e suporte de rastreamento, suporte ao Unity, suporte ao OpenSceneGraph, GPS.
O aluno em paralelo com a atividade principal descrita anteriormente terá que ganhar conhecimento dos processos de desenvolvimento e entrega atualmente vigentes na CRITICAL Software. Terá contacto com a definição e avaliação dos requisitos do produto que se pretende criar. Um relatório que espelho o tradeoff entre o que se pretende fazer e o que existe no mercado deve preceder a fase de desenvolvimento.

▪ T2:
A primeira fase do trabalho prático terá como intuito a modelação de um objeto 2D para um objeto 3D. Para tal assume-se a utilização de uma framework que exponha as funcionalidades necessárias a esta missão, previamente identificada em T1, onde o aluno terá apenas que fazer uso desta. Não se trata por isso de um trabalho de criação da framework mas sim de engenharia de produto onde se coloca a framework em uso para produzir o resultado desejado. Nesta fase não é objetivo ter o objeto 3D no ambiente que o circunda, isto é ainda não estamos na fase de realidade aumentada. Nesta fase será necessário perceber quais as diferenças, se existirem, entre as funcionalidades declaradas pelas framework escolhida versus as identificadas em caso de uso prático.

Definição, especificação e análise da solução a utilizar para modelação 3d em mobile.
Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da CRITICAL Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

▪ T3: O Aluno nesta etapa deve usar a framework de realidade aumentada para que o objeto rendirizado em 3D possa ser visualizado no contexto que o utilizador ó está a colocar por meio da camara de filmar od telemóvel.
Nesta fase o produto deve ainda ter uma roupagem de protótipo mas apresentar um comportamento muito similar ao desejado no final, entenda-se a capacidade de integrar elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmara. Estas tarefas serão acompanhadas de atividades de verificação a serem realizadas em conjunto com outros elementos da CRITICAL Software;
Integração e configuração das ferramentas especificadas.
*Escrita do relatório/dissertação
▪ T4: Na última fase do projeto pretende-se refinar o aspeto visual da aplicação mobile desenvolvida e efetuar ajustes finos por exemplo de escala na integração de objetivos virtuais com objetos reais filmados pela cãmara.
Durante esta fase deverá também ser criado um conjunto de materiais de formação, com a informação de como utilizar, configurar e estender as funcionalidades do que foi desenvolvido.
Será pedido ao aluno que efetue uma retrospetiva mencionando o que faria igual e o que faria diferente e porquê, já que esta reflexão tipicamente produz um processo de self-awareness e melhoria continua promovida pelo próprio individuo ou equipa onde esteja integrado.

Condições

Perfil
A Critical Software procura um aluno com formação base de engenharia informática e que apresente os conhecimentos técnicos de desenvolvimento de software inerentes às funções a desempenhar no contexto da proposta de estágio, não sendo exigida qualquer experiência profissional prévia.
Na escolha do candidato, a Critical Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o(a) candidato(a) esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software.
Adicionalmente, o gosto, interesse ou conhecimentos na área de acessibilidade digital serão valorizados.
Note-se que é condição para a atribuição do estágio a realização de provas de seleção incluindo uma entrevista com os candidatos interessados.

Bolsa de dissertação
O presente projeto de dissertação prevê a atribuição de uma bolsa mensal de 450 euros. Esta bolsa é paga mensalmente e pretende ser uma ajuda para as despesas de deslocação e alimentação do aluno durante este período.
De salientar que, em contexto de dissertação, o foco das mais-valias que o aluno poderá obter estão associadas à aquisição de conhecimentos científicos e desenvolvimento de competências inerentes à sua integração profissional.

Orientação
O estágio será orientado por um engenheiro da Critical Software em complementaridade à orientação fornecida pela instituição de ensino.
O aluno integrará a equipa tendo acesso a todo o programa formativo, de acompanhamento e de avaliação de desempenho.

Observações

A informação transmitida pela Critical Software no âmbito do estágio, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de Dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Álvaro Hugo Rosário Carvalho Menezes
alvaro.menezes@criticalsoftware.com 📩