Titulo Estágio
Chatbot de informação sobre o COVID-19
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Escritórios de Lisboa, Leiria, Porto, Açores ou por trabalho remoto
Enquadramento
A humanidade enfrenta uma situação nova, que exige medidas extraordinárias. A difusão da pandemia do COVID-19 coloca problemas novos que temos que saber enfrentar apesar dos nossos medos e incertezas.
Todos estamos a adaptar-nos a esta nova realidade, resultando numa maior perceção da importância da utilização das plataformas tecnológicas e aplicações de informática para o desenvolvimento de tarefas diárias através de teletrabalho. Olhando a situação de uma forma positiva, esta crise sensibilizou-nos também para novas formas de desenvolvimento social, acelerando processos de aprendizagem e procedimentos de atuação que nos possam tornar mais fortes para ultrapassar desafios futuros.
No atual enquadramento tecnológico, a Inteligência Artificial (IA) torna-se particularmente importante, podendo desempenhar um papel relevante na disponibilização de informação sobre a pandemia. Diariamente, somos inundados de notícias, artigos de múltiplas fontes providas ou não de base cientifica, regulamentos de proteção algumas vezes contraditórios, e até de crenças, mitos e campanhas de desinformação. Assim, o papel da IA seria, através de um Chatbot, disponibilizar informação sobre o Covid-19 a partir de fontes credíveis e oficiais, interagindo com os utilizadores através de linguagem natural.
Objetivo
O objetivo da presente proposta é o desenvolvimento de um Chatbot recorrendo a IA, que através da interação em linguagem natural com os utilizadores, responda às suas perguntas disponibilizando informação sobre o Covid-19. Pretende-se que a interação seja em língua Portuguesa e que o Chatbot tenha a possibilidade de aprender, melhorando continuamente a qualidade das respostas.
O desenvolvimento do Chatbot, deverá estar alicerçado no estado da arte da IA, nomeadamente nas vertentes de Natural Processing Language (NPL), Machine Learning e Knowledge Bases.
Como resultado final, pretende-se um Chatbot que possa contribuir como prova de conceito, para mostrar os benefícios deste tipo de tecnologia na área da saúde, podendo contribuir para o aumento da literacia da população sobre a pandemia, proporcionando-lhe informação confiável em tempo real.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Plano de trabalhos previsto:
- Familiarização com a empresa Do DOITLEAN: estrutura, organização e métodos de trabalho;
- Apresentação do aluno ao orientador da DOITLEAN e à equipa técnica de suporte;
- Formação Outsystems através dos tutoriais online;
- Implementação de um pequeno projeto usando a plataforma Outsystems;
- Familiarização com os serviços cognitivos da Azure;
- Implementação de um pequeno Chatbot para exemplificação do conceito;
- Estudo do estado da arte;
- Recolha de informação sobre o COVID-19 para a base de dados de conhecimento;
- Escrita do relatório intermédio.
NOTA: Será feito na altura do estágio um cronograma detalhado.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Plano de trabalhos previsto:
- Especificação dos requisitos do Chatbot;
- Implementação do Chatbot;
- Configuração dos serviços cognitivos;
- Criação um conjunto base de intenções e declarações;
- Carregamento de um conjunto base de informação sobre o COVID-19 na base de dados de conhecimento;
- Testes e treino do Chatbot;
- Avaliação experimental;
- Escrita do relatório final.
NOTA: Será feito na altura do estágio um cronograma detalhado.
Condições
Caso o aluno não possua algum do equipamento técnico necessário, este será providenciado pela DOITLEAN.
A DOITLEAN providenciará também toda a ajuda e suporte técnico necessários à aprendizagem e utilização da plataforma Outsystem, bem como a sua ligação aos serviços Azure.
O horário a cumprir pelo aluno é livre, podendo a prestação ser inteiramente por teletrabalho.
Observações
Para a implementação do Chatbot deverá ser utilizada a plataforma Outsystems, de desenvolvimento ágil de aplicações:
[url=https://www.outsystems.com/platform/]Outsystems Platform[/url]
A Outsystems é considerada “leader” em plataformas de “low code” pela Gartner:
“OutSystems is a Leader. It originated as vendor of a rapid application development environment based on .NET, but now offers an enterprise LCAP of the same name that supports cloud, onpremises and hybrid solutions. It focuses on enterprise application development for agile and continuous customer delivery by offering a combination of omnichannel support and scalability. Gartner reviewed OutSystems 11.”
[url=https://www.gartner.com/en/documents/3956079/magic-quadrant-for-enterprise-low-code-application-platf]Low Code Platforms[/url]
A Outsystems já suporta componentes de ligação aos serviços cognitivos da Microsoft Azure, que dispõe de uma plataforma de IA apropriada para o desenvolvimento de Chatbots:
[url=https://www.luis.ai/]Language Understanding (LUIS)[/url]
[url=https://www.qnamaker.ai/]QnA Maker[/url]
Os dados a utilizar pelo aluno, deverão ser os publicados por entidades oficiais (ex: DGS) ou baseados em documentos cientificos, sendo suportados os seguintes formatos:
- URL (FAQs Flat, FAQs with sections or with a topics homepage, single page how-to articles, troubleshooting articles etc.
Exemplos:
[url=https://covid19.min-saude.pt/category/perguntas-frequentes/]Your text to link here...[/url]
[url=https://covid19.min-saude.pt/orientacoes/]Your text to link here...[/url]
- PDF/DOC (FAQs, Product Manual, Brochures, Paper, Flyer Policy, Support guide)
Exemplos:
[url=https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Plano-de-Conting%C3%AAncia-Novo-Coronavirus_Covid-19.pdf]Your text to link here...[/url]
[url=https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/03/Folheto-isolamento.pdf]Your text to link here...[/url]
- EXCEL (FAQs, structured QnA file)
- TXT/TSV (structered QnA file)
Orientador
Maria Paula de Brito Graça
paula.graca@doitlean.com 📩