Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-12 13:15:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

iCultivar: plataforma para dinamização do sector agroalimentar em territórios de baixa densidade

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

O Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR – Rede de Competências para o Desenvolvimento Sustentável e Inovação no Sector Agroalimentar pretende responder aos desafios identificados pelas principais fileiras do sector Agroalimentar da Região Centro, quer no contexto nacional quer internacional, através de uma ação convergente e articulada de partilha de conhecimento e competências. Neste sentido, o Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR pretende caraterizar, conservar e valorizar os recursos genéticos endógenos regionais com o objetivo de contribuir para a dinamização de territórios de baixa densidade populacional, através de uma estratégia ancorada no desenvolvimento territorial. A operacionalização do Programa Integrado está estruturada em dois eixos:
• Valorizar e dotar os diversos polos de competência existentes na Região Centro de conhecimentos em áreas estratégicas, com consequente fixação de recursos humanos altamente especializados,
• Promover e consolidar a colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o Cluster Agroalimentar, numa perspetiva assente na inter- e transdisciplinaridade do conhecimento e da inovação, orientadas para a criação de valor ambiental, económico e social.
A estratégia metodológica de investigação e desenvolvimento subjacente ao Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR assenta numa visão holística dos agroecossistemas e tem uma natureza replicável, podendo ser aplicada a diversos contextos agroalimentares do território. A implementação de tecnologias digitais e de ICT permitirão o mapeamento e agregação da informação em bases de dados agroalimentares e sociológicas, visando uma análise, monitorização e modelação avançada e integrada, de múltiplas camadas de informação em janelas de paisagem pré-selecionadas. Esta abordagem permitirá apoiar os processos de decisão, promovendo ações de conservação e valorização do património natural e dos recursos genéticos endógenos vegetais, contribuindo para o aumento da resiliência do sistema agroambiental e para uma gestão racional e mais eficiente dos recursos (água, solo e energia), levando a uma maior sustentabilidade, segurança e qualidade nutricional das matérias-primas. É também objetivo do Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR, promover e implementar o conceito de Ciência Aberta, em particular a Ciência Cidadã, através de atividades que fomentem a participação ativa da sociedade, com o intuito de dar a conhecer a importância do conhecimento científico no sector Agroalimentar e os impactos positivos em termos socioeconómicos e ambientais que este conhecimento pode gerar.
O Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR produzirá múltiplas camadas de informação, fruto das várias linhas de investigação que o compõem. Exemplos destas camadas são a caracterização dos recursos genéticos endógenos da Região Centro, com potencial de valorização, e a monitorização dos seus fatores abióticos. Devido ao seu caráter inerentemente interrelacionado, as camadas de informação geradas deverão ser interpretadas e analisadas em conjunto. Para dar resposta a esta necessidade, o Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR compreende o desenvolvimento de um produto tecnológico capaz de agregar a informação de diferentes tipologias e adequada aos objetivos e características de uma análise multifatorial: a plataforma iCultivar. Esta permitirá uma monitorização mais eficiente dos fatores bióticos e abióticos que afetam os recursos genéticos endógenos da região e, consequentemente, permitirá desenvolver soluções para o aumento da produtividade de determinados sectores.
O Instituto Pedro Nunes (IPN) lidera o desenvolvimento da plataforma iCultivar, com base na larga experiência de plataformas anteriores (e.g. InovWine e i9kiwi). A plataforma incluirá três funcionalidades distintas: 1) recolha e armazenamento de informação gerada pelos parceiros do Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR nas várias atividades; 2) análise e processamento dos dados recolhidos, para geração e extração de conhecimento; e 3) disponibilização aberta e contínua dos dados colhidos e resultados obtidos às partes interessadas, incluindo a sociedade. Esta tecnologia será validada e demonstrada em janelas de paisagem selecionadas e permitirá a agregação da informação recolhida ao longo de todas as linhas de investigação do CULTIVAR.

Objetivo

O presente estágio enquadra-se no âmbito da tarefa de desenvolvimento da plataforma iCultivar, a cargo do IPN. A plataforma a desenvolver deverá: 1) recolher e armazenar as diversas camadas de informação recolhidas nas janelas de paisagem consideradas nas tarefas do Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR; 2) analisar a informação recolhida, com a aplicação de algoritmos de processamento de dados, para geração e extração de conhecimento; e 3) disponibilizar, de modo aberto e contínuo, os dados recolhidos e os resultados obtidos, apresentando diferentes vistas da informação com base em diferentes perfis de utilizadores.
No âmbito do estágio, pretende-se que o estagiário participe ativamente na especificação e conceção da plataforma como um todo, explorando a utilização de padrões arquiteturais e de design quando relevante, bem como na documentação dos seus requisitos e da sua arquitetura. No âmbito do desenvolvimento de funcionalidades, o estagiário participará diretamente na implementação dos requisitos identificados, integrado numa equipa multidisciplinar do Laboratório de Informática e Sistemas do IPN e seguindo os processos definidos pelo laboratório. Os desenvolvimentos a realizar pelo estagiário deverão seguir as boas práticas de desenvolvimento de software, respeitar os requisitos especificados e os padrões definidos, e contemplar a especificação, implementação e documentação de testes às funcionalidades implementadas e à plataforma no seu todo.
O estagiário deverá identificar, caracterizar e modelar os vários tipos de dados a serem recolhidos na plataforma, os vários tipos de informação a ser gerada, e as várias análises e processamentos necessários para gerar essa informação. Deverá ainda identificar e caracterizar as várias vistas a serem disponibilizadas sobre a informação gerada, e os vários perfis de utilizadores que lhes terão acesso. Este conhecimento deverá ser documentado em requisitos, os quais serão, depois, implementados pelo estagiário, seguindo as condições enunciadas anteriormente.
A plataforma a desenvolver será para ser acedida através de um browser, pelo que as tecnologias a utilizar deverão ser orientadas para a web. Assim, as tecnologias consideradas para desenvolvimento são a framework Ruby on Rails (Ruby) e a framework AngularJS (Javascript), complementadas com a aplicação de conceitos e tecnologias de autenticação como JSON Web Tokens, tecnologias para a interface de utilizador como HTML e CSS, e ainda tecnologias de armazenamento de dados como a base de dados PostgreSQL. As tecnologias a utilizar podem ser alteradas, em função das necessidades identificas na fase de conceção da plataforma.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projeto será composto pelas seguintes fases:
• F1 – Levantamento de requisitos (30% do semestre) – Enquadramento com o Programa Integrado de IC&DT CULTIVAR. Especificação dos requisitos da plataforma, com foco na identificação e caracterização de: atores do sistema; funcionalidades da plataforma; restrições; riscos; tipos de dados a serem tratados; análises a serem realizadas; e tipos de vistas a serem disponibilizadas. O outcome desta fase será aplicado na fase F3..
• F2 – Análise do estado da arte (20% do semestre) – Análise de soluções e de tecnologias a serem utilizadas. O outcome desta fase será aplicado na fase F3.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – Conceção arquitetural e desenho da plataforma, com base nos outcomes obtidos nas fases F1 e F2.
Nota: o relatório para defesa intermédia do estágio deverá ser escrito ao longo do semestre.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projeto será composto pelas seguintes fases:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – Implementação dos requisitos especificados em F1, seguindo as decisões arquiteturais tomadas em F3. O desenvolvimento deverá seguir a metodologia Test-Driven Development, com a implementação de testes unitários e de integração.
• F5 – Testes (20% do semestre) – Desenvolvimento de testes funcionais à plataforma desenvolvida, para verificação dos requisitos. Implementação de correções aos erros detetados.
• F6 – Deployment da plataforma e documentação (10% do semestre) – Revisão final da plataforma desenvolvida e disponibilizada para produção.
Nota: o relatório para defesa final do estágio deverá ser escrito ao longo do semestre.

Condições

Bolsa no valor de 400€ mensais durante um período de 6 meses. O valor pode ser revisto em alta mediante a avaliação do trabalho apresentado.

Orientador

Carlos João Bento da Costa Madeira Lopes
clopes@ipn.pt 📩