Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-01 00:30:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementação de modelos Human-in-the-Loop em ambientes IoT

Áreas de especialidade

Comunicações, Serviços e Infraestruturas

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A chegada da Internet das Coisas (IoT) está a tornar-se uma realidade: uma rede global de sensores, telemóveis, computadores e outros dispositivos que podem analisar o mundo com exatidão e comunicar entre si em tempo real. De acordo com recentes estudos, espera-se que o mercado de comunicação Machine-to-Machine (M2M) sem fios represente quase 196 mil milhões de dólares de lucro em 2022, seguindo uma taxa de crescimento anual composta de 21% durante os oito anos entre 2014 e 2022. Da utilização destes diversos elementos computacionais surge o conceito de sistema cíber-físico (CPS), que consiste na percepção e controlo de fenómenos físicos através destas redes de dispositivos interligados, que trabalham em conjunto para atingir objetivos comuns. Estes sistemas cíber-fisicos representam uma confluência das áreas de robótica, das redes de sensores sem fios, da computação móvel e da IoT para conseguir ambientes altamente monitorizados, e facilmente controláveis e adaptáveis.
Apesar destas f

Objetivo

Neste projeto propomos o estudo e desenvolvimento de modelos Human-in-the-Loop, no contexto de dois sub-projetos: o projeto VITORIA e o projeto POC. O projeto VITORIA propõe-se realizar um estudo longitudinal, com dados recolhidos por inquérito e por smartphone, para identificar preditores de comportamentos de proteção face à COVID19 bem como perfis de risco com base em variáveis sociodemográficas e psicossociais. Será desenvolvido um novo sistema baseado em apps para telemóveis, smart watches, servidores FiWare, com base no sistema BATINA. Este sistema deverá permitir: Avaliar o impacto do Plano de Comunicação e Mobilização Social da DGS baseado no PNPR, analisando a relação entre medidas implementadas, indicadores epidemiológicos e de perceção de risco. Melhorar a capacidade preditiva, identificando preditores que permitam antecipar o comportamento humano em cenários futuros e intervir proactivamente.Propor estratégias e recursos promotores de mobilização e resiliência social, customizadas às diferentes fases de crise e futuros cenários de pandemia.Serão integrados dados extraídos das redes sociais, com dados epidemiológicos disponíveis publicamente e dados recolhidos por sensores sociais via inquéritos (3 vagas de recolha com espaçamento de 1.5 meses) e smartphone (extração diária).Posteriormente, este sistema Android será estendido para iOS e utilizado, como base, para desenvolver um outro sistema para caracterização de subtipos dentro da Perturbação Obsessivo Outras apli

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1) Estudo do estado-da-arte, de protótipos atualmente existentes e das tecnologias de suporte ao desenvolvimento do projecto.
Data de início: Setembro 2020
Duração estimada: 1 mês

2) Implementação do sistema dashboard para o servidor, do servidor de backend e das apps, com mecanismos de notificação e dicas.
Data de início: Outubro 2020
Duração estimada: 3 meses

3) Estudo e integração de técnicas de aprendizagem máquina para detetar e classificar estados físicos e emocionais dos sujeitos.
Data de início: Janeiro 2021
Duração estimada: 3 meses

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3) Estudo e integração de técnicas de aprendizagem máquina para detetar e classificar estados físicos e emocionais dos sujeitos.
Data de início: Janeiro 2021
Duração estimada: 3 meses

4) Desenvolvimento e implementação de técnicas de anonimização.
Data de início: Março 2021
Duração estimada: 1 meses

5) Testes, melhorias, avaliação e escrita da Tese.
Data de início: Abril 2021
Duração estimada: 3 meses



Condições

n/a

Observações

Co-orientador do estágio:
Jorge Sá Silva sasilva@deec.uc.pt

Orientador

Fernando Boavida | Jorge Sá Silva sasilva@deec.uc.pt
boavida@dei.uc.pt 📩