Propostas com alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-04 19:15:14 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de software para atividades lúdico-didácticas virtuais sobre a União Europeia

Áreas de especialidade

Sistemas de Informação

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Os Centros de Excelência Jean Monnet, que resultam de um processo competitivo de candidatura a um quadro de financiamento da Comissão Europeia, têm como objectivo contribuírem não só para o estudo de um tema especializado da União Europeia, como para a divulgação de conhecimento sobre assuntos europeus junto de públicos não especializados. O Centro de Excelência Jean Monnet da Universidade de Coimbra, criado no início do ano letivo de 2019-2020, teve origem na aprovação de uma proposta liderada pela Professora Maria Raquel Freire da FEUC e envolvendo outros professores da mesma faculdade, assim como professores da FCTUC e da FLUC. O Centro tem como objectivo principal analisar a União Europeia enquanto actor de paz e segurança, com enfoque nas relações com a Rússia e os países a Leste. No âmbito das suas actividades, o Centro pretende igualmente abrir-se à sociedade civil e a outras comunidades estudantis, desenvolvendo sinergias com várias instituições que permitam alargar o conhecimento geral sobre a Europa.

Crianças do ensino primário, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, são um dos públicos-alvo desta proposta. Usufruindo da complementaridade entre os vários membros da equipa, o Centro propõe-se desenvolver um software lúdico-didáctico, que permita, de forma interactiva, aproximar os mais jovens do projeto europeu. Na linha de outros softwares educativos, a intenção é criar uma plataforma online, que contribua para a aquisição de novos conhecimentos e a consolidação de conhecimentos já adquiridos, de uma forma lúdica e apropriada ao nível de formação e competências do ensino primário, motivando, desde cedo, a familiaridade e o gosto por temas da União Europeia.

Num contexto em que é ainda incerto o impacto futuro da atual pandemia, e em que espaços online lúdico-didácticos oferecem oportunidades educativas de grande utilidade para estudantes, professores e pais, o desenvolvimento deste tipo de software tem vindo a ganhar relevância, o que eventualmente poderá vir a ter um impacto positivo na procura por profissionais qualificados nesta área de sistemas de informação e engenharia de software. A oferta de um estágio remunerado a um/a estudante do DEI serve assim o duplo propósito de promover a sua formação nesta área de especialização, como garantir o apoio, do ponto de vista tecnológico, à equipa do Centro na concretização desta iniciativa.

Objetivo

O principal objectivo deste estágio é desenvolver de raiz um software educativo sobre a União Europeia, em língua portuguesa, e para crianças entre os 6 e os 9 anos de idade.
O software a desenvolver incluirá um conjunto de jogos e actividades lúdicas, tais como: jogos de tabuleiro; jogos de memória; jogos de colorir; mapas interactivos; puzzles; quizzes; sopa de letras; palavras cruzadas; exercícios com respostas “drag and drop” e/ou com uso de teclado; exercícios com tempo limitado. O software contemplará gravações de voz para fornecer via áudio as instruções dos exercícios às crianças que ainda não sabem ler. Permitirá igualmente alojar vídeos didácticos de conhecimento geográfico, histórico, de línguas e costumes dos Estados e povos da União Europeia, assim como competições com votações online por parte do público.

O software será de acesso livre e gratuito e estará disponível no website do Centro de Excelência Jean Monnet, no domínio da Universidade de Coimbra. Pretende-se ainda o desenvolvimento de uma aplicação móvel, que funcione em iOS e Android, que permita a utilização do software e das suas ferramentas via tablets e telemóveis.
O acompanhamento ao nível das tecnologias a utilizar e a desenvolver será feito pelo co-orientador do DEI. O conteúdo científico e didáctico sobre a União Europeia será desenvolvido pelas co-orientadoras da Faculdade de Economia.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano tentativo para o primeiro semestre é:
- Estudo do estado da arte sobre actividades e jogos educativos vocacionados para o ensino primário;
- Análise de softwares lúdico-didácticos existentes, tanto a nível nacional como internacional, tais como: Escola Virtual (Porto Editora); Aula Digital (Leya Editora); Navio (Macmillan Education); National Geographic Kids; Education.com; PBSKids; FunBrain; ABCya; Arcademics; entre outros.
- Levantamento detalhado dos requisitos do software educativo a desenvolver;
- Definição de tecnologias a utilizar;
- Definição da arquitectura preliminar do sistema;
- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O plano tentativo para o segundo semestre é:
- Configuração do ambiente de desenvolvimento e exploração;
- Desenvolvimento do software de forma incremental e iterativa;
- Testes unitários e de experiência do utilizador;
- Teste do software com um focus group de crianças entre os 6 e os 9 anos de idade, acompanhados dos respectivos encarregados de educação e com a sua permissão escrita;
- Escrita de um artigo científico, em co-autoria, sobre o software desenvolvido e os respectivos conteúdos;
- Escrita da tese de mestrado.

Condições

1. A/O estagiária/o usufruirá de uma bolsa de estágio durante o ano letivo (remuneração suportada pelo Centro de Excelência Jean Monnet).
2. O estágio será realizado no DEI.
3. O estágio terá três co-orientadores: Paulo Rupino da Cunha (DEI), Maria Raquel Freire e Teresa Almeida Cravo (Faculdade de Economia da UC).
4. O grafismo do software será elaborado em coordenação com a equipa gráfica de ilustração.
5. A expectativa é que o sistema venha a ser instalado em máquinas do Serviço de Gestão de Sistemas e Infraestruturas de Informação e Comunicação da Universidade de Coimbra (SGSIIC - UC).

Observações

Este estágio deverá interessar a estudantes que pretendam desenvolver as suas competências ao nível do software de jogos. Dado o conteúdo temático da União Europeia, e a relação com o Centro de Excelência Jean Monnet, poderá ser igualmente uma oportunidade para estudantes que pretendam valorizar esta experiência curricular junto de instâncias europeias.

O/A estagiário/a será envolvido/a nas actividades do Centro de Excelência Jean Monnet, o que lhe permitirá, não só ter contactos regulares com a equipa, como também com representantes da União Europeia que participem nas iniciativas desenvolvidas ao longo do ano letivo.

O software será apresentado publicamente, no âmbito do Centro de Excelência Jean Monnet. O/a estagiário/a será devidamente incorporado/a nessas iniciativas de divulgação.

Para obtenção de informações adicionais, por favor contactar o Professor Paulo Rupino da Cunha, do DEI (rupino@dei.uc.pt).


Paulo Rupino da Cunha (DEI)
Email: rupino@dei.uc.pt; Tel: 239 790 050

Maria Raquel Freire (FEUC)
Email: rfreire@fe.uc.pt; Tel: 239 790 500

Teresa Almeida Cravo (FEUC)
Email: tcravo@fe.uc.pt; Tel: 239 790 500

Orientador

Paulo Rupino da Cunha
rupino@dei.uc.pt 📩