Titulo Estágio
Autonomous Occurrences
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Rua Pedro Nunes - IPN , Escritório 2.18 3030–199 Coimbra
Enquadramento
A empresa Ubiwhere, Lda. foi constituída em Setembro de 2007 em Aveiro por três investigadores de telecomunicações provenientes do Instituto de Telecomunicações e da PT Inovação. Com sede em Aveiro, o objetivo primário da empresa é o desenvolvimento e investigação de tecnologias de ponta, para conceber a tecnologia mais avançada e criar propriedade intelectual de grande valor. A Ubiwhere tem vindo a investir, desde a sua criação, no aumento da sua capacidade tecnológica e na diferenciação dos seus produtos e serviços, apostando em nichos que apresentam vantagens competitivas, mas que exigem um forte investimento no contínuo desenvolvimento tecnológico. A empresa trabalha em diversos sectores, como a Internet das Coisas, com foco nas Cidades Inteligentes e Agricultura, nas tecnologias de Telecomunicação (e.g. 5G) e em tecnologias do futuro.
No âmbito das Cidades Inteligentes, o principal produto da empresa é a Plataforma Urbana, que centraliza e agrega dados provenientes de diferentes plataformas sobre diversos aspectos da gestão da cidade. Como parte desse produto, a Ubiwhere pretende implementar um gestor de ocorrências que permita a responsáveis por equipas operacionais (bombeiros, protecção civil, etc.) definir qual o fluxo de tratamento destas ocorrências. Assim, o responsável poderá determinar acções pré-definidas consoante o tipo de ocorrência e a sua gravidade e urgência, entre outras características. Estas acções incluem aspectos como validação de informação manual, envio de notificações a operacionais no terreno, etc. No âmbito do estágio, serão usados dados de que a Ubiwhere dispõe, relativos a uma das cidades em que a Plataforma Urbana está já em funcionamento.
Pretende-se que o estagiário estude ferramentas como Workflow Engines para avaliar a sua potencial integração no sistema a desenvolver, que será ainda capaz de processar informação proveniente de fontes heterogéneas. Esta ferramenta terá também uma importante componente visual, visto que a facilidade de utilização por parte de elementos com background não-técnico será essencial, sendo o desenho das interfaces assegurado pela equipa de design da Ubiwhere, seguindo os requisitos definidos pelo estagiário. Desta forma, o estágio incidirá sobre a recolha de requisitos, definição da arquitectura do sistema e implementação das componentes de backend e frontend necessárias.
Objetivo
O objectivo do estágio é desenvolver uma ferramenta que permita integrar dados provenientes de diferentes fontes e estabelecer fluxos de acções com base nesses dados e em regras pré-definidas. Alguns dos principais focos do estágio serão então:
- Estudo e documentação do estado da arte sobre ferramentas para gestão de workflows
- Estudo de standards de workflows
- Definição de serviço para recolha e processamento de dados heterogéneos
- Desenvolvimento de API RESTful
- Implementação de prova de conceito com cliente web desenvolvido em Javascript
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Estudo da Solução e Planeamento
* T1 – Estudo do problema e Elaboração do estudo do Estado da Arte sobre motores de workflows e gestores de ocorrências
* T2 - Definição da arquitetura da solução a ser testada e sua composição:
- arquitetura da solução
- interface de ingestão de dados de diferentes fontes
* T3 – Elaboração do Relatório para a Defesa Intermédia
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 2 - Desenvolvimento e conclusão da dissertação
* T4 – Implementação da solução, com foco na integração de dados e motor de workflows
* T5 – Implementação e testes à solução
* T6 – Elaboração do Relatório Final do Projeto
Condições
Bolsa de estágio no valor do subsídio de alimentação diário
Orientador
Francisco Monsanto
fmonsanto@ubiwhere.com 📩