Titulo Estágio
Plataforma de Campanhas A2P
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Coimbra (Taveiro)
Enquadramento
As campanhas A2P (Application-to-Person) possibilitam às empresas uma comunicação directa com os consumidores, através do envio de mensagens promocionais directamente para a inbox de messaging do telemóvel (SMS ou WhatsApp).
Um estudo recente pela Juniper Research estima que só em 2019, serão enviados 2.5 triliões de mensagens em campanhas A2P. Em 2023, serão enviados 3.5 triliões de mensagens, registando-se um aumento de 40% em 4 anos.
Este estudo sugere ainda que as campanhas A2P dos Operadores móveis continuarão a usar SMS devido à familiaridade do utilizador com o canal de comunicação e também como forma de assegurar a entrega efectiva de mensagens. O canal SMS é considerado um dos mais universais, uma vez que assegura que qualquer pessoa com um número de telefone pode ser endereçado numa campanhas A2P.
Outro dos benefícios do canal SMS é o alcance: as mensagens SMS podem ser recebidas tanto em dispositivos mais recentes e tecnologicamente evoluídos, como nos telefones mais básicos (os chamados feature phones).
O canal SMS permanece, por isso, bastante relevante como um mecanismo de promoção e notificação.
No entanto, o canal SMS apresenta uma limitação relevante: falta de suporte para conteúdo com recursos avançados (rich text, imagens, vídeos e interatividade).
Para assegurar o suporte para este tipo de conteúdo será necessário implementar a distribuição de SMS, ou mensagens de WhatsApp, contendo links para uma webapp, que apresentará uma UX que assegura a evolução da experiencia de utilização neste tipo de campanhas.
Este estágio consiste na prototipagem de funcionalidades que permitam validar a possibilidade de enriquecimento de campanhas baseadas em SMS.
As funcionalidades a desenvolver no âmbito deste protótipo incluirão alguns dos seguintes módulos: motor de campanhas sms para distribuição de links, módulo de loyalty, vouchers, wallet, Profiling, segmentação, analytics e módulo de gestão de campanhas.
Sobre a Empresa:
A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de vários continentes, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), KDDI, Softbank, NTT Docomo (Japão), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (EUA) e Everything Everywhere (RU). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. A WIT tem escritórios em Portugal e Reino Unido e os seus centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto, Leiria e Aveiro.
Objetivo
O objectivo do estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de uma plataforma de campanhas A2P, que permita validar mecanismos que enriqueçam campanhas A2P, garantindo uma melhor experiência de utilização das mesmas
Isso será conseguido com Apps em formato Mobile Web, e o URL por essas Apps é enviado por SMS por um motor de campanhas
Pretende-se que o componente servidor a prototipar, inclua algumas das seguintes mecânicas:
- Motor de campanhas sms para distribuição de links;
- Suporte multicanal (SMS e WhatsApp);
- Módulo de Loyalty;
- Suporte para Vouchers;
- Wallet;
- Profiling;
- Segmentação;
- Analítica;
- Módulo de gestão de campanhas;
- Gestão de marcas;
- Gestão de compras;
- Módulos de comunicação com frontends e dashboard de administração;
Este trabalho deverá ser possível de atingir através de:
1. Desenvolvimento dos componentes e funcionalidades identificados atrás.
2. Desenvolvimento de API JSON de acesso para um dashboard de administração
3. Desenvolvimento de API para alimentação de frontend Web
4. Desenvolvimento de casos de uso demonstrativo das mecânicas implementadas
Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.
Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.
No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Levantamento do estado da arte;
• Atividades de pesquisa sobre as principais técnicas e conceitos campanhas A2P;
• Análise de requisitos;
• Identificação e desenho dos módulos funcionais a prototipar e a arquitectura dos mesmos
• Elaboração do plano de desenvolvimento;
• Prototipagem das funcionalidades de alguns dos módulos internos da plataforma A2P;
• Prototipagem da API de gestão;
• Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
• Documentação intermédia do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Continuação da prototipagem das funcionalidades de alguns dos módulos internos da plataforma A2P;
• Continuação da prototipagem da API de gestão;
• Prototipagem da API de frontend;
• Prototipagem de caso de uso demonstrativo;
• Testes funcionais;
• Testes de usabilidade;
• Avaliação de requisitos não funcionais;
• Documentação final de estágio.
Condições
O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.
Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).
O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.
No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre campanhas A2P e técnicas de marketing aplicadas à industria de telecomunicações
No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.
Observações
- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade
Orientador
Raul Fonseca
raul.fonseca@wit-software.com 📩