Propostas atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 11:24:01 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Solução para Números de Telefone Temporários

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra (Taveiro)

Enquadramento

O mercado de comunicações de voz está saturado e os operadores estão a recorrer a novas ideias para incentivar as comunicações móveis.

Uma proposta de solução para incentivar a utilização de chamadas de voz, passa por uma solução que permita criar números temporários para operações específicas (e.g.: para um utilizador fazer uma venda online ou para usar em "dating services") e depois descartar o número. Apesar de ser descartável, o número está associado à conta original do utilizador, mas não é identificável.

Este estágio consiste no desenvolvimento de um protótipo de um sistema que permite a um utilizar criar um número de telefone temporário que pode ser alocado e gerido através de uma plataforma centralizada. Será disponibilizado um sistema de gestão de números de telefones alocados, permitindo activar/desactivar funcionalidades, bem como a possibilidade de pagar directamente e gerir o crédito alocado.

Sobre a Empresa:
A WIT desenvolve software para Operadores de Telecomunicações de vários continentes, tais como o Grupo Vodafone (Europa), Deutsche Telekom (Alemanha), Reliance Jio (Índia), KDDI, Softbank, NTT Docomo (Japão), Singtel (Singapura), Telstra (Australia), Unitel (Angola), Eir (Irlanda), Telecom Italia (Itália), Orange (França), Telefónica (Espanha), TeliaSonera (Suécia), Belgacom (Bélgica), Post Luxembourg (Luxemburgo), Bell (Canadá), Century Link (EUA) e Everything Everywhere (RU). O software desenvolvido pela WIT está presente em 42 países. A WIT tem escritórios em Portugal e Reino Unido e os seus centros de desenvolvimentos estão localizados em Coimbra, Porto, Leiria e Aveiro.

Objetivo

A WIT é um dos maiores fornecedores de sistemas RCS (Rich Communications Services) a nível mundial, desenvolvendo também sistemas de Voz-sobre-IP (VoIP) e sistemas de gestão de chamadas em ambiente empresarial. Neste contexto, pretende-se utilizar conhecimento já existente para prototipar um sistema de gestão de números e chamadas de voz.
O sistema será implementado através de uma interface web, que poderá ser utilizado em várias plataformas (browsers desktop, tablets ou smartphones). Nessa interface serão disponibilizadas funcionalidades de registo e associação de conta, bem como capacidade de alocar e pagar novos números temporários.
O protótipo a criar durante o estágio será operacionalizado recorrendo a uma instalação de um sistema de PBX open-source (e.g. Asterisk), que será configurado com um conjunto de números pré-alocados para efeitos de demonstração. O foco principal do estágio será criar a interface com o utilizador que permite a gestão das funcionalidades. A criação da infraestrutura de VoIP será suportada por engenheiros da WIT com experiência na área.

O objetivo do estágio é criar um protótipo, mesmo que não seja completamente funcional que permita demonstrar:
1. Registo num sistema online através do número de telefone, usando mensagem SMS com código de activação.
2. Escolher e "alugar" um número temporário
3. Gerir e activar/desactivar números alugados
4. Receber e efectuar uma chamada de voz de um número temporário
5. Trocar mensagens de texto usando um número temporário
6. Criar números temporários em outros países
7. Criar números fixos de várias regiões do pais
8. Gerir crédito e fazer top-up

Espera-se que o aluno tenha a autonomia e capacidade crítica necessárias para recolher, analisar e estruturar toda a informação acerca de soluções existentes no mercado. Esta informação deverá ser depois aplicada no desenvolvimento do protótipo.

Segue-se a análise de requisitos do projeto, a criação de um plano de desenvolvimento e a definição de um “project backlog” com as funcionalidades desejadas. O desenvolvimento do software deverá ser feito de forma iterativa usando um processo ágil, baseado em SCRUM.

No final do estágio, deverá existir um protótipo funcional, que seja facilmente demonstrável e que mostre bem os conceitos explorados durante o estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Aquisição de Know-how – Aquisição de conhecimentos em frameworks Web, bem como sistemas VoIP.
• Investigação do estado da arte – Investigar soluções já existentes de gestão de chamadas e de configuração de números.
• Análise de Requisitos e especificação funcional – Proceder à análise dos requisitos para a funcionalidade e sua especificação.
• Especificação de UI – Especificação da interface visual da funcionalidade com suporte da equipa de UI/UX da WIT.
• Implementação da fase 1 – Implementação de portal para registo no sistema, usando mensagens SMS, alocação de números e activação/desactivação de chamadas/mensagens.
• Preparação dos protótipos para demonstrações internas;
• Documentação intermédia do estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o 2º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
• Implementação da fase 2 – Implementação de demonstração funcional, tendo como base um sistema open-source PBX, com gestão de crédito de minutos.
• Preparação do protótipo para demonstrações;
• Testes funcionais;
• Testes de usabilidade;
• Avaliação de requisitos não funcionais;
• Relatório de estágio – Elaboração do relatório de estágio com os resultados e objetivos atingidos.

Condições

O local de trabalho será no escritório da WIT Software em Taveiro. O aluno terá ao seu dispor os equipamentos necessários para desempenhar as suas tarefas. O estágio é remunerado. Se o desempenho do aluno ao longo do mês for positivo, terá direito a receber uma bolsa mensal.

Além da bolsa, o aluno terá acesso às formações da WIT Academy (que incluir tópicos como: iOS Programming, Android Programming, Arquitecturas de Software, Software Quality, Metodologias de Desenvolvimento de Software).

O aluno será acompanhado não só pelo orientador como por um tutor técnico que lhe dará todo o apoio necessário.

No final do estágio, o aluno terá conhecimento detalhado sobre técnicas de desenvolvimento de serviços de telecomunicações, incluindo a capacidade de desenhar e implementar lógica de negócio e em especial sobre conhecimentos de VoIP (Voz sobre IP).

No final do estágio, será feita uma avaliação do estagiário e dos conhecimentos adquiridos. Se o resultado for positivo o estagiário será convidado para fazer parte da equipa de desenvolvimento.

Observações

- Toda a documentação de projecto será em Inglês.
- Será usado SCRUM, como metodologia de desenvolvimento.
- Existe um Tutor e um Orientador. O Orientador define os requisitos do estágio, define as prioridades do Backlog e acompanha os resultados parciais do projecto. O Tutor garante o cumprimento das tarefas, promove as meetings e acompanha o aluno com mais regularidade

Orientador

Paulo Sousa
paulo.sousa@wit-software.com 📩