Propostas atribuídas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-11-24 12:22:03 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Pulsar - Acessibilidade

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A Critical Software é uma empresa com reconhecida e comprovada experiência no fornecimento de soluções e tecnologias que seguem o cutting edge tecnológico no contexto de disponibilização de serviços e produtos com base em elevados e exigentes níveis de confiabilidade, qualidade e inovação.
O presente estágio visa integrar o estagiário numa equipa de projeto, que se encontra a desenvolver um produto delineado para dar resposta a um conjunto de necessidades operacionais internas para empresas tais como a Critical Software e que derivam do seu crescimento, quer ao nível do número de colaboradores, quer ao nível do número de escritórios e geografias. De uma forma geral, o PULSAR visa tornar-se num diferencial estratégico e competitivo permitindo uma visão holística que possa assegurar o adequado fluxo de informação e consequentemente, a maximização da qualidade de processos.
A globalização do acesso a informações requer uma atenção especial nos projetos de aplicações Web, que se depara com o desafio de respeitar as diferentes necessidades e restrições dos seus utilizadores. A Critical Software, uma empresa com responsabilidade social, conta nos seus quadros com colaboradores com deficiências visuais e a acessibilidade é o conceito chave transversal ao conjunto de critérios que devem ser considerados para enfrentar esse desafio.
O conceito de design e desenvolvimento web acessível refere-se à prática inclusiva que permite igualdade de acesso a informação e funcionalidades garantindo facilidade de acesso a produtos e serviços por qualquer pessoa e em diferentes contextos, seja com ou sem o auxílio de tecnologias de apoio.
É objetivo deste estágio integrar o estagiário numa equipa de Frontend Development, analisar o estado da arte, adquirir conhecimento sobre as diretivas de acessibilidade web WCAG 2.1. e especificações WAI-ARIA e obter experiência em tecnologias, tais como: HTML, CSS, Angular, Yarn e Typescript, entre outras tecnologias relacionadas.
Ao estagiário oferece-se a possibilidade de realizar o seu trabalho de estágio numa equipa e num contexto de desenvolvimento de tecnologia e promoção da inovação, e o contacto com as práticas e o processo que suportam esse contexto. Oferece-se ainda a possibilidade de desenvolvimento ao mais alto nível de competências no domínio de continuous delivery. Esta proposta de estágio inclui a experimentação de novas tecnologias e garante a formação efetiva de um estagiário, através da sua total integração numa equipa de projeto da Critical Software, desempenhando funções relevantes e compatíveis com a sua formação académica, proximamente acompanhadas por elementos seniores da equipa. A integração numa equipa de desenvolvimento de um projeto da Critical Software desafia no crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional oferecendo a oportunidade de trabalhar com um grupo diversificado de profissionais que segue as melhores práticas organizacionais, incentivando a discussão aberta, o livre fluxo de ideias e criando um ambiente de trabalho inspirador que em tudo se enquadra com os valores e cultura positiva que definem a empresa Critical Software.

Objetivo

O presente estágio pretende atingir os seguintes objetivos genéricos:
• Adquirir conhecimentos ao nível dos processos de engenharia de software (gestão, quality assurance, desenvolvimento de software, continuous delivery, etc.).
• Adquirir conhecimentos em desenvolvimento web acessível e implementar ferramentas que auxiliem elementos da equipa na criação de UIs em consonância com as melhores práticas de acessibilidade digital.
• Adquirir know-how em tecnologias e ferramentas de frontend development.
• Contribuir para o desenvolvimento de funcionalidades do produto PULSAR assegurando que todo o conteúdo é acessível a utilizadores com necessidades especiais.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O aluno será integrado na equipa do projeto PULSAR na área Frontend Development e terá como objetivo o estudo, análise, especificação e integração de um conjunto de funcionalidades.
Pretende-se que numa primeira fase, seja realizada uma análise às ferramentas e soluções existentes no mercado, delineando qual a melhor estratégia de implementação no contexto das necessidades do produto existente, tendo em atenção as necessidades do mesmo e requisitos em termos de roadmap do desenvolvimento do produto.

As principais atividades a desenvolver no âmbito do estágio são:
▪ T1: Contextualização com as tecnologias utilizadas no contexto do projeto. Conhecimento do produto e dos processos de desenvolvimento e entrega em vigor na Critical Software. Estudo do estado da arte na área de acessibilidade digital com a finalidade de identificar soluções presentes no mercado e as abordagens que melhor se enquadram no produto PULSAR apresentando uma prova de conceito nas tecnologias selecionadas;
▪ T2: Definição, especificação e análise da solução e tecnologias a utilizar para o desenvolvimento de acordo com WCAG standards. Esta especificação e análise terão o apoio de elementos da equipa da Critical Software. Durante esta fase o aluno deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

▪ T3: Codificação dos módulos especificados e implementação de soluções complementando as funcionalidades existentes no sistema. A implementação será acompanhada de atividades de verificação a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software.
▪ T4: Validação e documentação da solução. Durante esta fase deverá ser criado um conjunto de materiais com a informação de como estender as funcionalidades do que foi desenvolvido.
▪ T5: Produção da dissertação.

Condições

Perfil
A Critical Software procura um aluno com formação base de engenharia informática e que apresente os conhecimentos técnicos de desenvolvimento de software inerentes às funções a desempenhar no contexto da proposta de estágio, não sendo exigida qualquer experiência profissional prévia.
Na escolha do candidato, a Critical Software tem em conta, não só as suas competências técnicas como as competências comportamentais, sendo que as duas categorias de competências são avaliadas com uma importância semelhante. Espera-se igualmente que o(a) candidato(a) esteja motivado para integrar o programa formativo e de acompanhamento proposto pela Critical Software.
Adicionalmente, o gosto, interesse ou conhecimentos na área de acessibilidade digital serão valorizados.
Note-se que é condição para a atribuição do estágio a realização de provas de seleção incluindo uma entrevista com os candidatos interessados.

Bolsa de dissertação
O presente projeto de dissertação prevê a atribuição de uma bolsa mensal de 450 euros. Esta bolsa é paga mensalmente e pretende ser uma ajuda para as despesas de deslocação e alimentação do aluno durante este período.
De salientar que, em contexto de dissertação, o foco das mais-valias que o aluno poderá obter estão associadas à aquisição de conhecimentos científicos e desenvolvimento de competências inerentes à sua integração profissional.

Orientação
O estágio será orientado por um engenheiro da Critical Software em complementaridade à orientação fornecida pela instituição de ensino.
O aluno integrará a equipa tendo acesso a todo o programa formativo, de acompanhamento e de avaliação de desempenho.

Observações

A informação transmitida pela Critical Software no âmbito do estágio, incluindo documentos técnicos ou de gestão, diagramas, código ou outra informação relevante deve ser tratada com a máxima confidencialidade. O candidato a quem for atribuído o projeto de Dissertação deve assinar um acordo de obrigação de confidencialidade (NDA, Non Disclosure Agreement).

Orientador

Sandrina Pinto
sandrina.pinto@criticalsoftware.com 📩