Titulo Estágio
Sistema de monitorização remota de inundações urbanas
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC)
Enquadramento
Os sistemas para apoio à decisão em situações de emergência são de grande importância em diversos contextos, nomeadamente na gestão de acidentes ou catástrofes pela Proteção Civil. A monitorização remota de sistemas distribuídos geograficamente possibilita que as tarefas de planeamento, gestão e monitorização possam ser substancialmente facilitadas e melhoradas, tirando partido do desenvolvimento das tecnologias de informação, nomeadamente das tecnologias de informação geográfica.
A disponibilização de informação sobre o acontecimento em vários formatos e em diferentes tipos de dispositivos (fixos ou móveis) poderá facilitar a tarefa de apoio ao decisor.
Objetivo
Pretende-se desenvolver um sistema de monitorização remota e de apoio à decisão com funcionalidades que permitam efetuar o planeamento, a gestão e a monitorização de situações de emergência (em particular de inundações urbanas), suportadas por ferramentas de informação geográfica e de realidade virtual. Será dada atenção especial à integração de diferentes fontes de dados, ao processamento e análise inteligente de dados e à representação virtual de eventos num sistema de informação geográfica. A informação deverá ser disponibilizada através de dispositivos fixos ou móveis.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Estudo do estado da arte sobre Sistemas de monitorização remota para apoio à decisão em situações de emergência como as inundações urbanas, integrando componentes de informação geográfica;
2. Estudo sobre metodologias e ferramentas de realidade virtual;
3. Estudo sobre Sistemas de Informação Geográfica e a disponibilização da informação em dispositivos fixos e móveis;
4. Análise de requisitos do sistema e das funcionalidades a desenvolver de forma a alcançar os objetivos estabelecidos;
5. Especificação da arquitetura do sistema de informação, escolhendo as ferramentas mais adequadas ao seu desenvolvimento;
6. Realização de uma versão protótipo;
7. Elaboração de documentação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
8. Desenvolvimento e implementação dos módulos fundamentais do Sistema de Informação;
9. Desenvolvimento e implementação dos interfaces para diferentes dispositivos;
10. Teste e validação do sistema desenvolvido;
11. Elaboração de artigo científico;
12. Elaboração de documentação e da Dissertação final.
Condições
O estágio decorrerá no Laboratório de Informática Industrial e Sistemas do DEI (LIIS@DEI-FCTUC) e envolverá a colaboração com a Proteção Civil.
Sendo o estágio de investigação, a/o candidata/o deverá apresentar motivação e competências relevantes na área de trabalho.
O estágio será desenvolvido com a co-orientação da Engenheira Alexandra Ribeiro, pós-graduada em Tecnologias de Informação Geográfica e professora no ISEC.
Observações
O estágio poderá beneficiar da atribuição de uma bolsa de investigação.
Orientador
Alberto Jorge Lebre Cardoso
alberto@dei.uc.pt 📩