Titulo Estágio
Desenvolvimento de Mecanismo de Otimização de Segmentações de Bases de Dados com recurso a Natural Language Processing
Áreas de especialidade
Sistemas Inteligentes
Local do Estágio
Zona Industrial Ligeira, Sebal, Lote 13
Enquadramento
A 10.digital (marca da Dascat Software), é uma agência de marketing digital e desenvolvimento web com clientes como o Licor Beirão, a Bushmills, a Allianz, a Alves Bandeira, a Carglass, a Roca Portugal, o Turismo do Centro de Portugal, a Expofacic, a Switch, entre vários outros.
Focada na criatividade aplicada às novas tecnologias, a empresa tem-se destacado principalmente através do trabalho realizado com o Licor Beirão, empresa que acaba de ser eleita marca do ano nos Prémios Marketeer na categoria de Grande Consumo Alimentar - Bebidas.
Além de uma equipa de marketing digital, a 10.digital possui uma equipa de desenvolvimento que cria produtos para clientes, mas também softwares próprios.
Com uma visão focada no uso de tecnologias que possam, não só, melhorar o nosso trabalho diário como mudar a forma de atuação de diversos sectores, este projeto visa cruzar o melhor dos dois mundos da empresa. A segmentação eficaz dos diversos públicos-alvo para os diferentes clientes, com recurso ao tratamento de bases de dados de feedback do público. Este feedback é transmitido por largos blocos de texto e deverá ser interpretados com recurso a técnicas da área de Natural Language Processing.
Objetivo
O objetivo do estágio será estudar e aplicar técnicas da área de Natural Language Processing a uma larga amostra de comentários, reunidos numa base de dados de locais do setor da restauração, que permita extrair informação não implícita sobre esses mesmos locais. A eficácia dessa informação deverá ser medida de acordo com o número de variáveis acrescidas ao processo de segmentação dos locais tendo em vista o target de diversas marcas de consumo alimentar, com diferentes estratégias.
Espera-se que o aluno tenha a proatividade, capacidade crítica e autonomia que lhe permitam realizar um estudo intensivo sobre as melhores práticas a aplicar neste contexto e sobre as tecnologias mais apropriadas.
Numa primeira fase, deverá ser feita uma análise de requisitos do projeto e criado um plano de desenvolvimento do mesmo. A implementação de funcionalidades deverá ser feita de forma iterativa, com validações regulares por parte do gestor de projeto.
O aluno terá sempre o apoio de toda a equipa, que inclui web designers, front-end developers, back-end developers, marketeers, data scientists e gestores de projetos.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Para o 1º semestre estão planeadas as seguintes tarefas:
Levantamento do Estado da Arte
Documentar Especificações Técnicas
Elaboração do plano de desenvolvimento
Documentação intermédia do estágio
Proposta da Solução
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Desenho da estrutura da plataforma
Concepção do protótipo
Teste do protótipo em contexto controlado
Correção do protótipo
Análise do plano de lançamento da plataforma
Documentação final de estágio (Trabalho contínuo ao longo do ano)
Condições
O local de trabalho será no escritório da 10.digital, na Zona Industrial do Sebal (Condeixa, Coimbra). Serão dadas ajudas de custo ao estagiário durante todo o período do estágio.
O estagiário poderá ser convidado para receber formação extra e será permanentemente acompanhado pela restante equipa de trabalho, que inclui Engenheiros experientes.
No final do estágio, o aluno terá experiência na implementação de processos de data science num âmbito empresarial e que pode gerar valor.
Observações
Na 10.digital privilegiamos a formação dos nossos colaboradores e só aceitamos estágios se tivermos a possibilidade de integrar o estagiário na equipa caso ele corresponda às expetativas.
Para mais informações, contactar ppereira@10.digital.
Orientador
Pedro Beck Gomes da Costa
pbeck@thecompanygym.com 📩