Titulo Estágio
Trustful Fleet Sharing for Corporates
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Local do Estágio
Coimbra
Enquadramento
É absolutamente fulcral que, nos dias de hoje, exista uma maneira confiável para partilhar um ativo de uma dada empresa, neste caso um veículo automóvel. A complexidade de partilhar um veículo não está apenas limitada aos itinerários do mesmo, mas sim aos comportamentos e respetivos problemas que podem ser causa-efeito de má condução ou utilização indevida, assim como às respetivas sanções que daí podem ser aplicadas.
Este desafio prende-se com uma solução que se compromete a implementar mecanismos que facilitem e agilizem o processo de alugar veículos de forma confiável e segura, a empresas que detenham frotas automóveis, sem que existam processos complexos ou demasiado extensos, simplificando em todos os momentos o processo por forma a garantir maior adesão por parte dos seus utilizadores. Para o efeito, pretende que se recorra à tecnologia de redes descentralizadas baseadas em Blockchain, mais concretamente ao mecanismo de Smart Contracts, com o principal objetivo de contratualizar, ao nível do software, as demais condições daquilo que for acordado entre quem aluga e quem vai alugar. Nestes Smart Contracts serão não só aplicadas as cláusulas contratualizadas, tais como o número de dias em que o carro estará alugado, mas também serão monitorizados outros aspetos do sistema de confiança imposto pela solução, no que diz respeito à utilização indevida dos veículos. Clarificando, é com base nesta tecnologia (Blockchain) que será feita a anonimização dos utilizadores, a monitorização dos seus padrões de condução (em conjunto com os dados retirados do módulo OBD-II, anteriormente elencado) enviando os dados já processados e ainda anonimizados para um serviço que, em caso de imcumprimento, lançará um alerta para o gestor de frota, ao qual caberá tomar medidas relativamente a esse alerta e informar o utilizador. É ainda importante salientar que é nesta rede que se verifica o cumprimento do contrato, sendo que, é através de um relatório gerado pelo sistema, no final do aluguer, que se validam todas as cláusulas incluídas no contrato e respetivas sanções, quando aplicáveis.
Objetivo
O objectivo centra-se no desenvolvimento e integração da funcionalidade de aluguer de veículos à já existente solução de gestão e controlo de frotas empresariais de veículos. Pretende-se que seja implementado um módulo que permita a reserva de veículos por terceiros, de forma segura e transparente:
- Adaptar o Thumbeo Corporate para suportar Fleet Sharing
- Módulo de reservas de veículos
- Smart Contracts e Blockchain para garantir Trust e transparência entre todos os stakeholders
- Validação do contrato de aluguer com base em dados recolhidos pelo veículo e/ou app.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Estudo da Solução e Planeamento
* T1 – Estudo do problema e Elaboração do estudo do Estado da Arte
** R1 – Relatório de Estado da Arte
* T2 – Levantamento e especificação de requisitos
** R2 – Relatório de definição de User Stories
* T3 - Escrita do Relatório do Intermédio
** R3 - Relatório do Intermédio
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 2 - Desenvolvimento e conclusão da dissertação
* T4 – Desenvolvimento da solução
** R4 – Relatório de implementação
* T5 – Testes
** R5 – Relatório de testes
* T6 – Elaboração do Relatório Final do Projeto
** R6 – Relatório do Projecto
Condições
Estágio não remurado com direito a Subsídio de Alimentação
Orientador
André Duarte
aduarte@ubiwhere.com 📩