Titulo Estágio
Aplicações Android em ambientes connected car
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Sentilant-Consultoria e Inovação Lda
Enquadramento
A ligação dos carros à Internet e a sua integração, de forma cada vez mais transparente, com dispositivos móveis utilizados no nosso dia-a-dia (smartphones ou tablets), despertam interesse crescente por parte da industria e investigadores. Plataformas de desenvolvimento abertas ou proprietárias, tais como o Apple CarPlay, o Android Auto e o Ford SYNC possibilitam esta integração e abrem novos horizontes ao desenvolvimento de aplicações inovadoras na área.
As áreas de smart driving e connected cars fazem parte do espaço de atuação da Sentilant, uma empresa spin-off do DEI que, dispondo já de aplicações móveis vocacionadas para caracterizar hábitos de condução e ajudar os seus utilizadores a fazer um uso mais inteligente dos seus veículos, irá coordenar e orientar o trabalho de desenvolvimento. Com o presente Estágio, a empresa pretende explorar a interligação da sua aplicação de referência nesta área (o Drivian, https://www.drivian.com) com as plataformas Android Auto e Ford SYNC.
Objetivo
O objetivo final do Estágio deverá ser o de produzir os componentes de software que permitam dispor de uma nova versão da aplicação Drivian integrada com Android Auto (sendo desejáveis soluções que permitam integração com Ford SYNC e Apple CarPlay). Em maior detalhe, os objetivos do trabalho a desenvolver serão os seguintes:
• Estudo do estado da arte relativo a plataformas abertas de desenvolvimento para ambientes smart car (Apple CarPlay, Android Auto, Ford SYNC e outras).
• Definição de requisitos ao nível da integração.
• Desenvolvimento dos componentes necessários à integração da tecnologia Drivian com tais plataformas.
• Testes e validação dos componentes desenvolvidos.
• Disponibilização da aplicação final na loja de aplicações Google Play.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o primeiro semestre o estagiário deverá efetuar um estudo e avaliação das principais plataformas abertas de desenvolvimento para ambiente connected car. Outro objetivo importante durante este semestre é o estudo da arquitetura cloud e mobile da plataforma Drivian, no contexto da qual os componentes de software serão desenvolvidos e integrados. De forma mais detalhada, os principais objetivos do primeiro semestre são os seguintes:
1. Estudo do estado da arte das principais plataformas abertas de desenvolvimento para ambientes connected car.
2. Estudo da arquitetura Drivian (componentes aplicacionais e mobile).
3. Definição de requisitos para integração da tecnologia Drivian em ambientes connected car.
4. Definição de critérios e plano de avaliação e validação das funcionalidades a desenvolver no segundo semestre.
5. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio de estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o segundo semestre o estagiário estará a tempo inteiro no estágio e irá desenvolver os componentes de software necessários a dotar a tecnologia Drivian da capacidade de interagir com plataformas connected car. Os principais objetivos do segundo semestre são os seguintes:
1. Desenvolvimento e integração da tecnologia Drivian com as plataformas connected car selecionadas no primeiro semestre.
2. Avaliação e validação dos componentes desenvolvidos em ambiente experimental.
3. Submissão e disponibilização da aplicação Drivian na loja de aplicações Google Play.
4. Elaboração da documentação (em cada uma das fases) e relatório final de estágio.
Condições
O aluno irá desenvolver o seu trabalho integrado na equipa de desenvolvimento de software mobile da empresa Sentilant, situada atualmente na Incubadora de empresas do Instituto Pedro Nunes, em Coimbra.
O aluno disporá de um local de trabalho fixo bem como de todos os recursos necessários ao desenvolvimento das suas atividades. Restantes condições poderão ser discutidas e negociadas com os candidatos interessados em apostar no presente estágio.
Orientador
Antonio Jorge da Costa Granjal
jgranjal@dei.uc.pt 📩