Propostas Submetidas - sem aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-12-04 18:52:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

JAM: Análise de Padrões

Áreas de especialidade

Engenharia de Software

Sistemas Inteligentes

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

O JAM é uma solução que suporta mecanismos de manutenção preventiva e preditiva na gestão de frotas, através da utilização em tempo real dos dados dos veículos, permitindo uma monitorização e interpretação de parâmetros relevantes para validar a condição do veículo e detetar em tempo real quaisquer modificações importantes nos componentes mecânicos com potencial impacto no surgimento de incidentes e avarias. A solução contribuir ainda para a redução do consumo de combustível e de emissões, utilizando os dados recolhidos para permitir ações a este nível.
O JAM criar ganhos de eficiência, permitindo uma maior produtividade na gestão e na própria manutenção de veículos, através da utilização dos dados gerados nos próprios veículos.

Objetivo

De modo a ser feita uma gestão eficiente de frotas de veículos pesados, é de extrema importância que esta solução, a partir dos dados recolhidos do veículo e dos seus sensores, tenha a capacidade de prever possíveis avarias mecânicas nos veículos com a maior precisão possível.
Com isto em mente, este estágio tem como objetivo a aquisição de conhecimentos para definir o modelo conceptual de dados de modo a encontrar padrões nos mesmos. Devem ser investigadas técnicas de análise de padrões de forma a detetar preditivamente situações que conduzam a avarias. Nesta investigação irá ter-se em consideração que o sistema deverá ter a capacidade de processamento em tempo real, o que inclui não só a recolha de dados, como o seu tratamento e conclusões sobre eles.
O presente estágio tem como objetivos a conceção e desenvolvimento do módulo de análise de dados do JAM, nomeadamente:
- Aquisição de conhecimento sobre análise de dados e padrões;
- Aquisição de conhecimento sobre tecnologias;
- Definição dos requisitos do sistema;
- Desenho da arquitetura do sistema;
- Implementação de protótipo do sistema;
- Elaboração de plano/execução de testes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Condições

Estágio remunerado (a existência ou não de remuneração estará dependente da aprovação do financiamento candidatado).

Orientador

Alcides Marques
alcides.marques@ipn.pt 📩