Titulo Estágio
xGen: Gestão da configuração
Áreas de especialidade
Engenharia de Software
Sistemas de Informação
Local do Estágio
Instituto Pedro Nunes, Coimbra
Enquadramento
A geração de código tem evoluído de forma consistente nos últimos anos, tendo as ferramentas de desenvolvimento incorporado capacidades de geração de código mais evoluídas e de mais alto nível. Além disso têm surgido cada vez mais ferramentas de muito alto nível, que permitem a criação de aplicação de forma mais rápida e com menor necessidade de conhecimentos técnicos por parte do utilizador, como por exemplo o Kony ou Mendix.
A xGen é uma plataforma RAD (Rapid Applications Development) que tem capacidade para gerar aplicações para várias arquiteturas, nomeadamente Web e Mobile. Possui como caraterística distintiva o facto de a partir da mesma configuração base ter a capacidade de gerar aplicações em várias tecnologias, sendo esta característica particularmente relevante para a geração de aplicações mobile nativas para as várias plataformas.
Objetivo
O presente estágio tem como objetivos a conceção e desenvolvimento do módulo de gestão da configuração de geração referente à plataforma xGen e o desenvolvimento de templates de teste. O módulo referido consiste numa componente server-side e client-side. O cliente é uma SPA (Single Page Application), sendo esperado que o estagiário analise de forma crítica as frameworks Backbone.js, AngularJS e Ember.js com o intuito de selecionar a tecnologia base da aplicação a desenvolver. No que respeita ao server-side é esperado que o estagiário colabore ativamente na seleção de tecnologias e arquiteturas, dando resposta aos desafios do sistema, nomeadamente:
• Armazenamento de dados, tendo em consideração que a plataforma deve funcionar num modelo SaaS;
• Segurança e isolamento de dados;
• Mecanismos de cache.
É esperado também que o estagiário desenvolva um conjunto de templates para aplicações do tipo SPA no sentido de testar a aplicação desenvolvida.
Neste contexto, consideram-se os seguintes como objetivos do estágio:
- Aquisição de conhecimento sobre geração de código;
- Aquisição de conhecimento sobre SPA;
- Definição dos requisitos do sistema;
- Desenho da arquitetura do sistema;
- Implementação de protótipo do sistema e templates;
- Elaboração de plano e execução de testes.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.
Condições
Estágio remunerado (a existência ou não de remuneração estará dependente da aprovação do financiamento candidatado).
Orientador
Alcides Marques
alcides.marques@ipn.pt 📩